ILC Brazil

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Pontos Focais Regionais

O Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC-BR) resolveu expandir suas atividades no Brasil, criando mais sustentabilidade de forma flexível, através de parcerias denominadas Pontos Focais Regionais e Pontos Focais Temáticos

Os Pontos Focais Regionais visam ampliar a abrangência geográfica, com a atuação de reconhecidas instituições em Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Estado Minas Gerais - Pontos Focais Regionais

Minas Gerais

Karla Giacomin (Vice-Presidente e Diretora Técnica)

Médica, Geriatra titulada pela SBGG. Especialista em Geriatria e Gerontologia pela Universidade Louis Pasteur (Strasbourg). Mestrado em Saúde Públicas pelo Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG. Doutorado em Ciências da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz – Instituto René Rachou. Professora de Antropologia Médica e de Políticas Públicas para o envelhecimento em curso de pós-graduação. Desenvolve pesquisas nas áreas de Antropologia Médica, Funcionalidade e Cuidado. Integra a equipe de pesquisadores do ELSI-Brasil, Estudo Longitudinal de Saúde da Pessoa Idosa. Atua na coordenação de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa de Belo Horizonte. Possui o Know-how e expertise em Sistemas de Saúde Amigáveis do Idoso e é Consultora para organização Mundial de saúde na área de políticas para envelhecimento.

    –  A necessidade de políticas intersetoriais para o cuidado das pessoas idosas, por Karla Cristina Giacomin.

    –  Entrevista da Dra. Karla Giacomin para o 50MaisCBN: ‘Não espere ficar velho para pensar na política do idoso’.

Rio Grande do Sul - Pontos Focais Regionais

Rio Grande do Sul

Berenice Werle

Médica Geriatra, Mestrado em Clínica Médica com área de concentração em Geriatria pela PUCRS, especialização em Cuidados Paliativos, vice-presidente da SBGG-RS. Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997). Atualmente é membro do corpo clínico do Hospital Moinhos de Vento, Diretora Médica no Núcleo de Geriatria e Gerontologia. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Geriatria e em Cuidados Paliativos, atuando principalmente nos seguintes temas: infecção, idoso, risco cardiovascular, cuidados paliativos.

Emilio Moriguchi

Médico (1982) Geriatra (1984), PhD em Medicina, Área de Concentração em Geriatria, pela Universidade de Tokai, Japão (1986 – 1991), Pós -doutorado em Metabolismo de Lipoproteínas e Doenças Ateroscleróticas pela Wake Forest University School of Medicine, EUA (1991 – 1994), Fellow in Geriatrics Medicine & Gerontology pela Wake Forest University School of Medicine, EUA(1994). Professor do Departamento de Medicina Interna da faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), do Programa de Pós Graduação em Medicina: Cardiologia e Ciências cardiovasculares da UFRGS e do Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Chefe do Serviço de Medicina Interna do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Coordenador Geral do Projeto Veranópolis de Longevidade e Qualidade de vida, no RS.

Neide Maria Bruscato

Possui graduação em Nutrição pela Faculdade de Nutrição e Fonoaudiologia do Instituto Metodista de Educação IPA-IMEC (1992). Mestrado em Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde, área de concentração em geriatria pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUCRS (2006). Doutorado em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS (2016). Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Geriatria e Cardiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde, idosos, nutrição, alimentos funcionais, envelhecimento e cardiologia. Possui o Know-how e expertise em Cidade Amiga do Idoso e é Coordenadora Operacional do Projeto Veranópolis: Estudo em Envelhecimento Longevidade e Qualidade de vida.

São Paulo

Anita Liberalesso Neri

Professora colaboradora no Departamento de Psicologia e Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Psicóloga, obteve o titulo de Mestre em Psicologia na USP em 1972. Doutorou-se na mesma instituição em 1975. Obteve os títulos de Professora Livre Docente (1988), Adjunta (1991) e Titular (1995) na Faculdade de Educação da Unicamp. Em 1997 liderou o grupo de professores que presidiu a instalação do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia na Unicamp, o primeiro em seu gênero no Brasil. Desde então, é docente nesse programa.

Foi cientista visitante no Max Planck Institute for Human Development and Education, em Berlim, Alemanha, em 1994 e 1998. Coordenou o Estudo Fibra (fragilidade em idosos brasileiros, 2008-2009), estudo multicêntrico envolvendo 3.478 idosos de 65 anos e mais. No momento, coordena estudo de seguimento com os idosos de 80 anos e mais que participaram da medida inicial do Fibra 2008-2009. Integra a equipe de pesquisadores do ELSI_Brasil, Estudo Longitudinal de Saúde do idoso. É membro da GSIA – Global Social Initiative on Aging -, da International Association for Gerontology and Geriatrics, como representante da Confederação das Sociedades Latinoamericanas de Geriatria e Gerontologia. Seus interesses em pesquisa abrangem os seguintes temas: bem-estar psicológico, resiliência psicológica, mecanismos de autorregulação cognitivo-emocional, fragilidade e cuidado.

Egidio Lima Dórea (Conselheiro do ILC-BR)

Graduação em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Residência e doutorado em Nefrologia pela Universidade de São Paulo. Professor de Medicina da Universidade São Caetano do Sul e Universidade Cidade de São Paulo. Diretor da Aging2.0 Chapter Brazil. Coordenador da Universidade Aberta à Terceira Idade da USP (USP 60+). Coordenador do programa USP Rumo ao Envelhecimento Ativo. Membro da comissão de Direitos Humanos da USP.

Marília Cristina Prado Louvison (Conselheira do ILC-BR)

Médica Sanitarista, Professora Doutora da Faculdade de Saúde Pública da USP, Conselheira da ABRASCO e da Associação Paulista de Saúde Pública. Médica Sanitarista com residência em Medicina Preventiva e Social pela Escola Paulista de Medicina, Mestre e Doutora pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Pesquisadora e Professora no campo da Saúde Coletiva, com ênfase em Política, Planejamento e Gestão nas linhas de pesquisa de regulação e sistemas de saúde envelhecimento e políticas públicas. Possui vasta experiencia no desenvolvimento de políticas públicas relacionadas ao envelhecimento, tendo sido por muitos anos coordenadora de políticas da Secretaria Estadual da Saúde, ESP. Nesta capacidade trabalhou lado a lado com Dr. Alexandre Kalache para a concepção e implantação do projeto “Estado de São Paulo Amigo dos Idosos”.