ILC Brazil

Ação conjunta
DANONE e ILC-BR

para apoiar o cuidado
do maior patrimônio
da nossa história:

as pessoas idosas!

Organizações da Sociedade Civil

Argentina

Brasil

Chile

Colômbia

Costa Rica

El Salvador

Equador

Espanha

México

Panamá

Paraguai

Peru

Portugal

República Dominicana

EUA

Argentina

#MayoresEnAcción

Rede Virtual

Rede de organizações do setor público, privado e social que trabalham em colaboração pelo empoderamento de pessoas idosas do país, de modo que se mantenham ativas, saudáveis, participativas e socialmente incluídas.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Eventos em diversos ramos, com destaque para uma jornada de reflexão sobre o idadismo; seção que aborda questões de cidadania e direitos humanos, com materiais e atividades diversificadas, como um vídeo que aborda perspectivas e desafios da longevidade como estereótipos da velhice e a importância da intergeracionalidade como meio de desconstrução do idadismo.

Objetivo institucional: Rede de organizações do setor público, privado e social que trabalham em colaboração pelo empoderamento de idosos na Argentina.

Site: https://www.mayoresenaccion.org.ar/

Contato: info@mayoresenaccion.org.ar

ALGEC-Asociación Latinoamericana de Gerontología Comunitaria

Associação civil

Promove os direitos humanos das pessoas idosas e a integração dos países latino-americanos sob a perspectiva da Gerontologia Comunitária, a qual se dedica especialmente ao estudo e transformação do impacto das condições sociais, culturais, econômicas, familiares e ambientais no processo de envelhecimento e na velhice.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Campanha pela velhice e pelo envelhecimento sem violência, por uma vida segura e digna; divulgação de iniciativas, com destaque para uma campanha para reflexão sobre o idadismo e para um encontro sobre protagonismo político na perspectiva de Direitos Humanos; publicações e vídeos relevantes sobre o envelhecimento, velhice e direitos humanos.

Objetivo institucional: Organismo regional que promove os direitos humanos de idosos e a integração dos países Latinoamericanos sob a perspectiva da Gerontologia Comunitária.

Site: https://www.algec.org/

Contato: info@algec.org Dra Monica Roqué (Diretoria) 

AGA- Asociación Gerontológica Argentina

Organização interdisciplinar de professionais da Gerontologia

Organização interdisciplinar de profissionais da Gerontologia que se propõe a promover a formação, o ensino e a pesquisa sobre o tema do envelhecimento, incentivar a disseminação e o intercâmbio em nível nacional e internacional.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Seção com discussões sobre temas na área do envelhecimento e velhice em suas diferentes dimensões; Videoteca, com destaque para a entrevista sobre o direito de voto das pessoas idosas; textos com temas como a classificação da velhice como doença, solidão na pandemia ou a discriminação na área da saúde

Objetivo institucional: Promover a formação, o ensino e a pesquisa sobre o tema do envelhecimento, incentivar a disseminação e o intercâmbio nacionais e internacionais e promover uma política setorial, em um ambiente caracterizado pelo pluralismo ideológico que garante a livre expressão das ideias.

Cidade: Mendoza

Site: http://www.gerontogeriatria.org/

Contato: info@gerontogeriatria.org  (Fale Conosco)

Presidente: Félix Eduardo Nallim

Vice-presidente: Diego Ezequiel Castagnaro

Secretário: Miguel Ángel Acanfora

El Club de la Porota

Rede virtual

Gerar uma comunidade de pessoas dispostas a descobrir novos modos de envelhecer, por meio de publicações, notícias, podcasts, seminários, oficinas e outros eventos com abordagens sobre direitos, conscientização dos estereótipos da velhice.

Cidade: Córdoba

Site: https://elclubdelaporota.com.ar/inicio/

Contato: porotavida@gmail.com 

Bioeticar Asociación Civil

Associação civil

Propõe-se a promover, divulgar e enriquecer a reflexão bioética na perspectiva latino-americana, reforçando os princípios e valores fundamentais para a construção de uma sociedade pautada no respeito aos Direitos Humanos.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: publicações sobre temas variados em bioética, com destaque para um texto sobre os direitos humanos das pessoas idosas.

Objetivo institucional: Promover, divulgar e enriquecer a reflexão bioética a partir de uma perspectiva latinoamericana.

Cidade: Buenos Aires

Site: http://www.bioeticar.com.ar/index.html

Contato: grupobioeticar@gmail.com | gmoreira@grupobioeticar.com.ar

Presidenta: Gricelda Ethel Moreira

Fundación Navarro Viola

Organização social

Dedicada ao apoio à educação, à medicina social e à assistência às pessoas idosas, visando identificar e desenvolver ações que inspirem, mobilizem, transformem a realidade e promovam o desenvolvimento integral das pessoas em todas as idades.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Programa Pessoas Idosas, com ações intergeracionais, promoção de direitos e educação gerontológica; publicações, projetos e eventos, como o Seminário Internacional sobre Direitos & Liberdade na Velhice, a versão de leitura fácil da Convenção interamericana sobre a proteção dos direitos humanos das pessoas idosas, um projeto para pessoas idosas contarem suas histórias e um programa de voluntariado de pessoas idosas, que aborda diretamente a desconstrução de estereótipos sobre a velhice em uma de suas iniciativas.

Objetivo institucional: Apoiar a educação, a medicina social e a assistência aos idosos, por meio de eixos transversais ao propósito de identificar e desenvolver iniciativas que inspirem, mobilizem, transformem a realidade e promovam o desenvolvimento integral, especialmente durante a primeira infância e para as pessoas idosas. Tem um programa específico para pessoas idosas, visando desenvolver iniciativas que dêem visibilidade, tendo em conta as suas problemáticas e os seus potenciais; Iniciativas que promovam a participação comunitária e o envelhecimento activo e que contribuam para a divulgação e sensibilização dos seus direitos. Promovem a geração e divulgação de informação estatística específica sobre as condições de vida dos idosos da Argentina, e promovem a discussão sobre as necessidades e serviços de cuidados e os apoios à dependência.

Cidade: Buenos Aires

Site: https://fnv.org.ar/

Contato: https://fnv.org.ar/contacto/

Diretora executiva: Magdalena Saieg | Diretora dos programas: Analía Fariña

Sociedade Argentina de Gerontologia e Geriatria - SAGG

Associação civil

Associação de profissionais da Gerontologia e Geriatria que tem por finalidade difundir, investigar e promover temas relacionados ao envelhecimento humano e desenvolvimento gerontológico.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Revista Argentina de Gerontologia e Geriatria, com destaque para um estudo sobre a intersecção de diferentes discriminações; apoio a uma campanha global contra o idadismo.

Objetivo institucional: Difundir, investigar e promover temas relacionados ao envelhecimento humano e desenvolvimento gerontológico.

Cidade: Buenos Aires

Site: http://www.sagg.org.ar/

Contato: info@sagg.org.ar  | administracion@sagg.org.ar

Presidente: Dr. Julio Leonardo Nemerovsky

El Club de la Porota

Portal virtual

Comunidade da web que busca dar visibilidade às velhices sob a perspectiva de direitos, por meio de reflexões e da criação de espaços de comunicação para questões que permeiam o envelhecimento, promovendo a valorização das potencialidades das pessoas idosas.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Notícias, publicações de cunho gerontológico e eventos sobre velhice, envelhecimento, intergeracionalidade e direitos; Cuidemos de Nossas Palavras #sinestereotiposhaybuentrato, campanha que oferece material de reflexão para todas as pessoas e instituições sobre as velhices, o processo de envelhecimento e o idadismo.

Objetivo institucional: Página da web com o objetivo de dar visibilidade às velhices sob a perspectiva de direitos, promovendo reflexões e espaço de valorização das potencialidades da velhice, com abordagem sob o olhar gerontológico sobre pessoas idosas e envelhecimento.

Cidade: Córdoba

Site: https://elclubdelaporota.com.ar/inicio/

Contato: porotavida@gmail.com

Fundadora: Sol Rodriguez Maiztegui

Chile

Fundación GeroActivismo

Fundação

Atua para promover uma visão positiva do envelhecimento e das velhices, bem como combater o idadismo, com enfoque nas questões de gênero e de direitos humanos. Propõe-se a liderar ações referentes ao idadismo a nível ibero-americano, por meio de alianças estratégicas com os setores público e privado, a academia e principalmente com organizações da sociedade civil.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Kit de estudos, artigos, livros e documentos como a Convenção Interamericana sobre a Proteção dos Direitos Humanos das pessoas idosas; eventos, como um seminário sobre idadismo e direitos humanos das pessoas idosas e uma série que tratou de temas como idadismo e discriminação de gênero na saúde, feminismo e envelhecer com dignidade

Objetivo institucional: Organização da sociedade civil que tem por objetivo promover uma visão positiva do envelhecimento e das velhices, bem como combater o idadismo, com enfoque nas questões de gênero e de direitos humanos. Atua na conscientização sobre a violência multidimensional e estrutural contra as pessoas idosas e se propõe a tornar-se uma organização líder em questões de idade a nível ibero-americano, por meio de alianças estratégicas com o Estado, o setor privado, a academia, e principalmente com organizações da sociedade civil.

Cidade: Santiago 

Site: https://geroactivismo.com/

Contato: mailto:geroactivismo@gmail.com

Presidente: Agnieszka Bozanic Leal

Red Latinoamericana
de Gerontología (RLG)

Rede virtual

Rede virtual de comunicação entre profissionais, agentes comunitários, organizações não governamentais e sociedade civil que atuam a favor da pessoa idosa na América Latina e Caribe.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Notícias, divulgação de estudos, eventos em temas como políticas e direitos, envelhecimento e velhice, relações intergeracionais, comunicação e envelhecimento, gênero e envelhecimento.

Objetivo institucional: Rede virtual de comunicação entre profissionais, agentes comunitários, organizações não governamentais e sociedade civil que atuam a favor da pessoa idosa nos diversos países e localidades da América Latina e do Caribe. Tem por objetivo ser um elo entre la teoria gerontológica atualizada e aplicacada a diferentes realidades, bem como fomentar o intercâmbio e a participação ativa dos interessados e ser um centro de referência, de capacitação, formação e contato.

Cidade: Santiago

Site: https://www.gerontologia.org/portal/index.php

Contato: ximenaromero@gerontologia.org | mariliafelicio@yahoo.como.br

Chile:  Ximena Romero (Coordenadora) | Brasil: Marília Cecilia Felício Fragoso

Centro Latinoamericano
y Caribeño de Demografía (CELADE)

Divisão de População da Comissão
Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL)

O CELADE representa a Divisão de População da CEPAL, uma das cinco comissões regionais da ONU, e atua como Ponto Focal sobre Envelhecimento para o acompanhamento das ações da ONU na América Latina, bem como para fins de desenvolvimento de projetos voltados à complementação das ações nacionais de políticas sobre o envelhecimento.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Atividades, notícias, infográficos, vídeos, cursos; publicações sobre população e desenvolvimento em várias áreas, dentre elas temas referentes ao envelhecimento, como direitos das pessoas idosas, interdependência e autonomia; conferência intergovernamental para implementar e traduzir em planos de ação regionais o Plano de Ação Internacional de Madri sobre o Envelhecimento e examinar o progresso e as lacunas de sua implementação na América Latina.

Objetivo institucional: CELADE atua como Ponto Focal sobre Envelhecimento da CEPAL no acompanhamento regional das ações que as Nações Unidas desenvolvem nesta matéria

– Acompanhamento Regional da Segunda Assembleia Mundial sobre Envelhecimento

– Levantamento e divulgação de informação estatística sobre envelhecimento: Dados e indicadores

– Desenvolvimento de projetos para complementar as ações nacionais de envelhecimento

Chile (Sede da CEPAL)

Cidade: Santiago

Site: https://www.cepal.org/es/acerca-de-poblacion-y-desarrollo

Contato: celade@cepal.org

Paulo Saad – Diretor do CELADE (também dirige as atividades voltadas ao envelhecimento e desenvolvimento)

Zulma Sosa (Coordenadora de Área) 

Red Latinoamericana
de Gerontología (RLG)

Rede virtual

Rede virtual de comunicação entre profissionais, agentes comunitários, organizações não governamentais e sociedade civil que atuam a favor da pessoa idosa na América Latina e Caribe.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Notícias, divulgação de estudos, eventos em temas como políticas e direitos, envelhecimento e velhice, relações intergeracionais, comunicação e envelhecimento, gênero e envelhecimento.

Objetivo institucional: Rede virtual de comunicação entre profissionais, agentes comunitários, organizações não governamentais e sociedade civil que atuam a favor da pessoa idosa nos diversos países e localidades da América Latina e do Caribe. Tem por objetivo ser um elo entre la teoria gerontológica atualizada e aplicacada a diferentes realidades, bem como fomentar o intercâmbio e a participação ativa dos interessados e ser um centro de referência, de capacitação, formação e contato.

Cidade: Santiago

Site: https://www.gerontologia.org/portal/index.php

Contato: ximenaromero@gerontologia.org | mariliafelicio@yahoo.como.br

Chile:  Ximena Romero (Coordenadora) | Brasil: Marília Cecilia Felício Fragoso

Colômbia

Asociación Colombiana
de Gerontología y Geriatría

Associação Civil

Associação de profissionais pós-graduados em Gerontologia, Geriatria e outras profissões relacionadas, que atua com estratégias para promoção e desenvolvimento de suas especialidades por meio da produção, aplicação, transferência e disseminação do conhecimento sobre envelhecimento e velhice.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Revista Asociación Colombiana de Gerontología y Geriatría (RACGG), com estudos sobre temas de interesse gerontológico.

Objetivo institucional: Associação civil, autônoma, científica, apolítica e sem fins lucrativos, formada por profissionais com pós-graduação em Gerontologia e Geriatria e outras profissões relacionadas, com a missão de trabalha para promover de forma estratégica e intersetorial o crescimento e o desenvolvimento de nossas especialidades através da produção, uso, transferência e disseminação do conhecimento sobre envelhecimento e velhice buscando promover o envelhecimento ativo

Cidade: Bogotá

Site: https://acgg.org.co/

Contato: administrativo@acgg.org.co

Fundación Saldarriaga Concha

Fundação Civil

Atua como um laboratório social a partir da observação para propor soluções inovadoras, visando à inclusão social e produtiva das pessoas com deficiência e das pessoas idosas, além de criar projetos com impacto nas políticas públicas sociais e de desenvolvimento em benefício desses grupos.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Guia sobre envelhecimento e velhice para jornalistas; notícias e artigos; laboratório de narrativas para pessoas idosas, que promove um espaço de diálogo intergeracional, permitindo que as famílias descubram e reconheçam o valor das pessoas mais velhas.

Objetivo institucional: Entidade que atua como um laboratório social, atuando a partir da observação para propor soluções inovadoras visando à inclusão social e produtiva das pessoas com deficiência e das pessoas idosas, além de desenvolver projetos com impacto nas políticas públicas sociais e de desenvolvimento em benefício desses grupos.

Cidade: Bogotá

Site: https://www.saldarriagaconcha.org/

Contato: comunicaciones@saldarriagaconcha.org  | Fale conosco:https://www.saldarriagaconcha.org/contacto/

Presidente: Augusto Galán Sarmiento

CEPSIGER - Envelhecimento
e Transcurso de Vida

Centro de estudos
sobre o envelhecimento

Centro de estudos com finalidade de difundir que o envelhecimento é um processo que abrange a vida toda e inclui a velhice como um período cada vez mais longo e significativo da vida.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Espaço criado para difundir a noção sobre a vida como processo de envelhecimento permanente, superar crenças e conceitos estereotipados e influir em políticas públicas; artigos, indicações de livros, vídeos de eventos, com destaque para fóruns de debates sobre temas relevantes como a busca por uma sociedade para todas as idades e os desafios e as perspectivas de envelhecer nos dias de hoje.

Objetivo institucional: Dentre os objetivos, além de investigar o processo do envelhecimento e promover eventos para difusão e revisão do conhecimento, o Centro também visa “estabelecer a comunicação entre pessoas e organizações que trabalhem em questões relacionadas ao envelhecimento, para que, unindo forças, dar visibilidade ao envelhecimento e à velhice, de forma diferenciada e contextualizada” e “influenciar as políticas públicas para que considerem o envelhecimento como um processo que abrange toda a vida e a velhice como parte integrante desse processo”.

Cidade: Bogotá

Site: Não informado

Contato: cepsiger@gmail.com

Fundación Saldarriaga Concha

Fundação Civil

Atua como um laboratório social a partir da observação para propor soluções inovadoras, visando à inclusão social e produtiva das pessoas com deficiência e das pessoas idosas, além de criar projetos com impacto nas políticas públicas sociais e de desenvolvimento em benefício desses grupos.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Guia sobre envelhecimento e velhice para jornalistas; notícias e artigos; laboratório de narrativas para pessoas idosas, que promove um espaço de diálogo intergeracional, permitindo que as famílias descubram e reconheçam o valor das pessoas mais velhas.

Objetivo institucional: Entidade que atua como um laboratório social, atuando a partir da observação para propor soluções inovadoras visando à inclusão social e produtiva das pessoas com deficiência e das pessoas idosas, além de desenvolver projetos com impacto nas políticas públicas sociais e de desenvolvimento em benefício desses grupos.

Cidade: Bogotá

Site: https://www.saldarriagaconcha.org/

Contato: comunicaciones@saldarriagaconcha.org  | Fale conosco:https://www.saldarriagaconcha.org/contacto/

Presidente: Augusto Galán Sarmiento

Costa Rica

AGECO - Asociación
Gerontológica Costarricense

Associação Civil

Atua na prestação de serviços de orientação jurídica e na promoção de ações referentes ao processo de envelhecimento, à velhice e aos direitos da pessoa idosa.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Relatórios, legislação e documentos sobre os direitos das pessoas idosas; ferramenta para medir o grau de violência contra uma pessoa idosa; informativos mensais, com destaque para um boletim sobre a discriminação por idade e gênero; eventos, como um encontro latino-americano que abordou o protagonismo político das pessoas idosas e suas associações sob a perspectiva dos direitos humanos.

Objeto institucional: Organização sem fins lucrativos que promove ações inerentes ao processo de envelhecimento, à velhice e aos direitos da pessoa idosa.

Cidade: San José 

Site: https://ageco.org/

Contato: ageco@ageco.org

Presidenta: Johanna Fernández Gómez

El Club de la Porota

https://elclubdelaporota.com.ar/

O que é? Movimento coletivo de combate a toda e qualquer forma de discriminação baseada na idade de uma pessoa.

O que vamos encontrar? Depoimentos, entrevistas, debates, manifestações de repúdio ao idadismo. Guia de boas práticas de combate ao etarismo: https://aba.com.br/wp-content/uploads/2021/10/GuiaCombate-Etarismo-ABA1.pdf

Objetivos: Tornar conhecido o preconceito etário – contra
qualquer idade – e dar visibilidade à exclusão social e perda de qualidade de vida gerada por ele. Fomentamos a busca por formas de desconstruir o preconceito etário e mudar esta realidade no Brasil.

Contato: linkedin.com/in/marilia-vieira-sanches-2b478b35

El Salvador

AGESALVA - Asociación
de Gerontología de El Salvador

ONG

Promove a pesquisa e a formação em temas gerontológicos e geriátricos.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Informações, campanhas e eventos sobre promoção de saúde e qualidade de vida em temas gerontológicos, como relações familiares com pais idosos.

Objetivo institucional: Organização sem fins lucrativos com a finalidade de promover a pesquisa e formação em temas geronto-geriátricos

Cidade: San Salvador

Site: facebook.com/Asociaci%C3%B3n-de-Gerontolog%C3%ADa-de-El-Salvador-815072641937938/

Contato: gerontologiasocial.elsalvador@gmail.com

El Club de la Porota

https://elclubdelaporota.com.ar/

O que é? Movimento coletivo de combate a toda e qualquer forma de discriminação baseada na idade de uma pessoa.

O que vamos encontrar? Depoimentos, entrevistas, debates, manifestações de repúdio ao idadismo. Guia de boas práticas de combate ao etarismo: https://aba.com.br/wp-content/uploads/2021/10/GuiaCombate-Etarismo-ABA1.pdf

Objetivos: Tornar conhecido o preconceito etário – contra
qualquer idade – e dar visibilidade à exclusão social e perda de qualidade de vida gerada por ele. Fomentamos a busca por formas de desconstruir o preconceito etário e mudar esta realidade no Brasil.

Contato: linkedin.com/in/marilia-vieira-sanches-2b478b35

México

Asociación Mexicana
de Gerontología y Geriatría

Associação Civil

Oferece programas de educação e formação continuada na área, atua para disseminar atividades interdisciplinares dirigidas à melhoria da funcionalidade e qualidade de vida na velhice e contribui na proposição e desenvolvimento de políticas públicas, favorecendo a saúde e o bem-estar das pessoas idosas.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Artigos que abordam temas como o medo de envelhecer; seção de podcasts que tratam da mudança de papel na velhice, da condição de vida e saúde na velhice em comunidades isoladas e das cidades amigas das pessoas idosas, entre outros tema

Objetivo institucional: Além do campo de educação e formação contínua na Gerontologia, a Associação atua para disseminar atividades que visem a melhoria da funcionalidade e qualidade de vida dos idosos, por meio de ações interdisciplinares, além de contribuir na proposição e desenvolvimento de políticas públicas com as instituições que as dirigem, para fortalecer a gerontologia e a geriatria em seus propósitos, a fim de favorecer a saúde e o bem-estar dos idosos do México.

Cidade: Ciudad de México

Site: https://www.amgg.com.mx/

Contato: amggac@hotmail.com / informes@amgg.com.mx

Presidenta: Dra. Ivonne Becerra Laparra

CDHAjusco - Comité
de Derechos Humanos Ajusco

Associação civil

Busca fortalecer a cultura dos Direitos Humanos por meio da conscientização, participação, educação, informação, análise e propostas, para a construção de uma comunidade centrada na dignidade humana.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Campanha com a representação ilustrada dos artigos da Convenção Interamericana sobre a Proteção dos Direitos Humanos das Pessoas Idosas e uso de linguagem acessível.

Objetivo institucional: O Comitê de Direitos Humanos Adjco é uma organização da sociedade civil, fundada em 1987. Sua missão é fortalecer a cultura dos Direitos Humanos por meio da conscientização, participação, educação, informação, análise e propostas, (..) para a construção de uma comunidade centrado na dignidade humana.

Cidade: Ciudad de México

Site: https://comiteajusco.org/

Contato: angelesajusco@yahoo.com.mx e mensagem pela página do FB: https://www.facebook.com/comite.ajusco/

Presidenta: María de los Ángeles Fuentes Vera

Equador

Sociedad Ecuatoriana
de Geriatría y Gerontología (SECUGG)

Sociedade Civil

Atua na aplicação, recomendação e difusão de conhecimento técnico-científico da Geriatria e da Gerontologia, com foco na melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas do país.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Seminários em temas como envelhecimento ativo e participação social, direitos e direitos humanos da pessoa idosa, dentre outros eventos e vídeos informativos.

Objetivo institucional: O objetivo da SECUGG é apoiar a melhoria da qualidade de vida dos idosos no Equador através de: 1. O estudo e a investigação da Geriatria e Gerontologia no país; 2. A formulação, aplicação e difusão de recomendações científicas geriátricas e gerontológicas; 3. A organização de Congressos, Cursos e Oficinas Nacionais e Internacionais; 4. A colaboração na formação de Geriatras clinicos em coordenação com a Universidade Central do Equador e de Geriatras Gerontólogos com a Pontifícia Universidade Católica do Equador; 5. A assessoria técnica e colaboração com o MSP, MIES, IESS, ISSPOL, COE Nacional e Assembléia Nacional na geração de Leis, Regulamentos, Guias Clínicas, Programas e serviços voltados à atenção integral das pessoas idosas, e 6. A criação de espaços de Educação em Envelhecimento, saúde e bem-estar dirigidos ao público em geral.

Cidade: Quito

Site: facebook.com/SECUGG/?ref=page_internal

Contato: info.secugg@gmail.com

Presidenta: Dra. Cristina Terán Torres

El Club de la Porota

https://elclubdelaporota.com.ar/

O que é? Movimento coletivo de combate a toda e qualquer forma de discriminação baseada na idade de uma pessoa.

O que vamos encontrar? Depoimentos, entrevistas, debates, manifestações de repúdio ao idadismo. Guia de boas práticas de combate ao etarismo: https://aba.com.br/wp-content/uploads/2021/10/GuiaCombate-Etarismo-ABA1.pdf

Objetivos: Tornar conhecido o preconceito etário – contra
qualquer idade – e dar visibilidade à exclusão social e perda de qualidade de vida gerada por ele. Fomentamos a busca por formas de desconstruir o preconceito etário e mudar esta realidade no Brasil.

Contato: linkedin.com/in/marilia-vieira-sanches-2b478b35

Panamá

Fundación Sus Buenos Vecinos

Fundação Civil

Considerada uma “fundação de fundações”, promove investimento social estratégico em áreas sociais, como educação, saúde, alimentação, qualidade de vida e inclusão de pessoas de todas as idades.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Programa voltado à assistência de pessoas idosas vulneráveis.

Objetivo institucional: Entidade executora do investimento social do Banco Geral do Panamá, criada em 1996 para dar continuidade aos programas sociais desenvolvidos em aliança com organizações sem fins lucrativos e associações humanitárias, em comunidades vulneráveis do país. É considerada uma “fundação de fundações”, por meio de investimento social estratégico em determinadas áreas específicas. Um de seus programas é voltado para assistência às pessoas idosas sem recursos ou rede de apoio.

Cidade: Cidade do Panamá

Site: https://www.fundacionsusbuenosvecinos.org/sobre-la-fundacion/

Contato: fundacionsusbuenosvecinos@bgeneral.com

Presidente: Raúl Alemán

El Club de la Porota

https://elclubdelaporota.com.ar/

O que é? Movimento coletivo de combate a toda e qualquer forma de discriminação baseada na idade de uma pessoa.

O que vamos encontrar? Depoimentos, entrevistas, debates, manifestações de repúdio ao idadismo. Guia de boas práticas de combate ao etarismo: https://aba.com.br/wp-content/uploads/2021/10/GuiaCombate-Etarismo-ABA1.pdf

Objetivos: Tornar conhecido o preconceito etário – contra
qualquer idade – e dar visibilidade à exclusão social e perda de qualidade de vida gerada por ele. Fomentamos a busca por formas de desconstruir o preconceito etário e mudar esta realidade no Brasil.

Contato: linkedin.com/in/marilia-vieira-sanches-2b478b35

Paraguai

Centro Paraguayo
De Estudios Sobre Envejecimiento Y Vejez - Cepecodev

Associação civil

Promove o desenvolvimento de pesquisas sobre velhice, autonomia pessoal e envelhecimento. 

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Realiza eventos com abordagem de direitos das pessoas idosas e divulga em redes sociais notícias relacionadas à temática.

Objetivo institucional: Promover o desenvolvimento da pesquisa sobre velhice, autonomia pessoal e envelhecimento

Cidade: Assunção

Site: https://www.facebook.com/cepecodev/

Contato: cepecodev@gmail.com

Presidente: Jorge Quintás

El Club de la Porota

https://elclubdelaporota.com.ar/

O que é? Movimento coletivo de combate a toda e qualquer forma de discriminação baseada na idade de uma pessoa.

O que vamos encontrar? Depoimentos, entrevistas, debates, manifestações de repúdio ao idadismo. Guia de boas práticas de combate ao etarismo: https://aba.com.br/wp-content/uploads/2021/10/GuiaCombate-Etarismo-ABA1.pdf

Objetivos: Tornar conhecido o preconceito etário – contra
qualquer idade – e dar visibilidade à exclusão social e perda de qualidade de vida gerada por ele. Fomentamos a busca por formas de desconstruir o preconceito etário e mudar esta realidade no Brasil.

Contato: linkedin.com/in/marilia-vieira-sanches-2b478b35

Peru

Central Informativa Del Adulto Mayor

Rede digital informativa

Portal digital de informações gerontológicas, promoção de direitos e qualidade de vida, por meio da organização e difusão de eventos.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Seções sobre gerontologia, direitos e proteção legal e de notícias em geral, com destaque para diferentes abordagens sobre o idadismo ou a discriminação contra pessoas idosas em função de sua idade; divulgação de eventos, como um seminário internacional sobre o enfrentamento do idadismo; vídeos de conferências, seminários e jornadas.

Objetivo institucional: Instituição em meio digital que promove a velhice e a cultura gerontológica.

Cidade: Lima

Site: https://www.redadultomayor.org/

Contato: mailto:direcciongeneral@redadultomayor.org

Luigui Vidal Director de la Central Informativa del Adulto Mayor

El Club de la Porota

https://elclubdelaporota.com.ar/

O que é? Movimento coletivo de combate a toda e qualquer forma de discriminação baseada na idade de uma pessoa.

O que vamos encontrar? Depoimentos, entrevistas, debates, manifestações de repúdio ao idadismo. Guia de boas práticas de combate ao etarismo: https://aba.com.br/wp-content/uploads/2021/10/GuiaCombate-Etarismo-ABA1.pdf

Objetivos: Tornar conhecido o preconceito etário – contra
qualquer idade – e dar visibilidade à exclusão social e perda de qualidade de vida gerada por ele. Fomentamos a busca por formas de desconstruir o preconceito etário e mudar esta realidade no Brasil.

Contato: linkedin.com/in/marilia-vieira-sanches-2b478b35

Portugal

Casa dos Pobres Coimbra

IPSS - Instituição Particular de Solidariedade Social

Organização social beneficente cuja missão é acolher e promover melhoria da qualidade de vida da população idosa e vulnerável da cidade, por meio de serviços e prestação de assistência social. Dentre seus objetivos estão o estímulo ao processo de envelhecimento ativo, à dignidade da pessoa, à intergeracionalidade e à integração social.

Objetivo institucional: Equipamento social com objetivo de promover e dar expressão ao dever de solidariedade e justiça social entre os indivíduos, com a finalidade de acolher e melhorar a qualidade de vida da população idosa e vulnerável, por meio de serviços e prestações de segurança social.

Cidade/Estado: Coimbra – Beira Litoral

Site: Casa dos Pobres de Coimbra (em construção) 

Contato: geral@casadospobresdecoimbra.com

Presidente: Maria Luísa Fonseca de Almeida Carvalho

ABCeD de São Romão -
Associação de Bem-estar, Cultura e Desenvolvimento

Organização sem fins lucrativos

Instituição social de apoio comunitário a pessoas desde a infância até a velhice, que atua com objetivos de prevenção à solidão e isolamento das pessoas idosas, incentivando sua participação e inclusão social por meio do fomento às relações interpessoais e intergeracionais. Promove a autonomia e prevenção à institucionalização, por meio de atividades culturais e intervenções sociais e terapêuticas. 

Objetivo institucional: Dar apoio social da infância à terceira idade, tendo como lema “Dar vida aos Anos”, atuando no desenvolvemos de idosos e pessoas com demência/ Alzheimer.

Cidade/Estado:  Soure

Site: https://abcdsaoromao.pt/ (em construção) | Pág. Facebook: facebook.com/abcdsaoromao

Contato: abcd.saoromao@gmail.com

ABPG - Associação
de Beneficência Popular de Gouveia

Instituição beneficente

Associação beneficente que se propõe a contribuir para a promoção e desenvolvimento integrado da população do Conselho de Gouveia nas áreas cultural, social e econômica. No segmento idoso, a instituição mantém a ILPI São Julião e dois centros-dia, Rio Torto e Cativelos.

Objetivo institucional: Contribuir para a promoção e desenvolvimento integrado da população do Conselho de Gouveia nas áreas cultural, social e econômica. No segmento idoso, a instituição mantem a Casa de Repouso São Julião e dois Centros-Dia, Rio Torto e Cativelos.

Cidade: Gouveia

Site: ABPG | Associação de Beneficiência Popular de Gouveia

Contato: abpgouveial@abpg.pt

Obras Sociais Viseu

Associação de solidariedade social

Busca dar apoio e proteção às pessoas de todas as idades, contribuindo para uma longevidade feliz ao longo do seu percurso de vida. Por meio de seus projetos sociais, atua na promoção da saúde, segurança, participação e aprendizagem, com foco na autonomia, na não discriminação e na inclusão.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Participou do lançamento do Movimento #StopIdadismo e de uma de suas iniciativas.

Objetivo institucional: Contribuir para a longevidade feliz das pessoas, ao longo do seu percurso de vida, promovendo, na comunidade em que nos inserirmos, a saúde, a segurança, a participação e a aprendizagem, potenciando a autonomia, a não discriminação e a inclusão.

Cidade:  Viseu

Site: https://obrassociaisviseu.pt/

Contato: secretaria@obrassociaisviseu.pt | https://obrassociaisviseu.pt/contactos/

José Carreira

Santa Casa Misericórdia Lisboa

Pessoa coletiva de direito privado e utilidade pública administrativa

Atua na melhoria do bem-estar das pessoas mais vulneráveis, por meio de ações de assistência social, saúde, educação e ensino, cultura e promoção da qualidade de vida. Pauta sua atuação, junto da comunidade, na defesa de valores sociais inestimáveis, sob a ótica de proximidade, respeito e defesa de boas causas.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Projetos relevantes, com destaque para um simpósio que debateu a importância da comunicação na desconstrução de mitos e estereótipos idadistas”.

Objetivo institucional: Instituição de direito privado e de utilidade pública administrativa, com objetivo de realizar a melhoria do bem-estar das pessoas, com prioridade aos mais vulneráveis, por meio de prestações de ação social, saúde, educação e ensino, cultura e promoção da qualidade de vida. Pauta sua atuação, junto da comunidade, na defesa de valores sociais inestimáveis, sob a ótica de proximidade, respeito e defesa de boas causas.

Cidade: Lisboa

Site: https://scml.pt/empreendedorismo-social/

Contato:secretaria-geral@scml.pt

Provedor: Edmundo Martinho

Obras Sociais Viseu

Associação de solidariedade social

Busca dar apoio e proteção às pessoas de todas as idades, contribuindo para uma longevidade feliz ao longo do seu percurso de vida. Por meio de seus projetos sociais, atua na promoção da saúde, segurança, participação e aprendizagem, com foco na autonomia, na não discriminação e na inclusão.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Participou do lançamento do Movimento #StopIdadismo e de uma de suas iniciativas.

Objetivo institucional: Contribuir para a longevidade feliz das pessoas, ao longo do seu percurso de vida, promovendo, na comunidade em que nos inserirmos, a saúde, a segurança, a participação e a aprendizagem, potenciando a autonomia, a não discriminação e a inclusão.

Cidade:  Viseu

Site: https://obrassociaisviseu.pt/

Contato: secretaria@obrassociaisviseu.pt | https://obrassociaisviseu.pt/contactos/

José Carreira

República Dominicana

Fundacion NTD

Organização social

Desenvolve projetos sustentáveis junto às comunidades, que contribuam para melhorar sua situação socioeconômica, com a missão de promover o bem-estar das pessoas em situação de vulnerabilidade, por meio da nutrição adequada e do trabalho digno, como elementos essenciais para o envelhecimento ativo e saudável. Busca promover também a inclusão das pessoas idosas e o exercício de seus direitos nos diversos espaços sociais.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Pesquisa de desafios, realidades e propostas sobre velhice e envelhecimento na República Dominicana; relatório da pesquisa, incluindo o tema da percepção de envelhecimento e velhice em pessoas idosas.

Objetivo institucional: A Fundação NTD é uma organização sem fins lucrativos, legalmente constituída em 24 de maio de 2010. No seu início, concentrou-se em trabalhar em lares de idosos públicos. Hoje, junto às comunidades, desenvolve projetos sustentáveis que contribuam para melhorar a situação socioeconomica destes territórios. Sua missão é promover o bem-estar das pessoas em situação de vulnerabilidade, promovendo a boa nutrição e o trabalho digno como elementos essenciais para o envelhecimento ativo e saudável.

Cidade: Los Alcarrizos

Site: http://www.fundacionntdingredientes.org/

Contato: fundacion@ntdingredientes.com

Diretora: Sandra Aponte

El Club de la Porota

https://elclubdelaporota.com.ar/

O que é? Movimento coletivo de combate a toda e qualquer forma de discriminação baseada na idade de uma pessoa.

O que vamos encontrar? Depoimentos, entrevistas, debates, manifestações de repúdio ao idadismo. Guia de boas práticas de combate ao etarismo: https://aba.com.br/wp-content/uploads/2021/10/GuiaCombate-Etarismo-ABA1.pdf

Objetivos: Tornar conhecido o preconceito etário – contra
qualquer idade – e dar visibilidade à exclusão social e perda de qualidade de vida gerada por ele. Fomentamos a busca por formas de desconstruir o preconceito etário e mudar esta realidade no Brasil.

Contato: linkedin.com/in/marilia-vieira-sanches-2b478b35

EUA

IHI - Institute for
Healthcare Improvement

Organização Internacional

Objetivo institucional: No âmbito da América Latina está desenvolvendo ações com as partes interessadas do setor de saúde, incluindo estudantes a líderes seniores, para promover melhorias em segurança e qualidade para lidar com as lacunas de saúde e cuidados de saúde existentes

Cidade: Boston

Site: http://www.ihi.org/

Contato: info@ihi.org

http://www.ihi.org/about/Pages/IHISeniorFellows.aspx

John A. Hartford Foundation

Organização Internacional

Objetivo institucional: Dedicada a melhorar o atendimento a idosos e Inovações e financiamento de especialistas no atendimento a idosos.

Cidade: New York

Site: https://www.johnahartford.org/

Contato: https://www.johnahartford.org/contact/

https://www.johnahartford.org/about/staff

Espanha

Organización Ibero-americana
de Seguridad Social (OISS)

Organização internacional

Atua na promoção do bem-estar econômico e social dos países ligados pelas línguas espanhola e portuguesa, por meio de coordenação, intercâmbio e uso de suas experiências mútuas em seguridade e proteção social.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Programas, estudos, fóruns relacionados às pessoas idosas; boletins; curso sobre a implementação da Convenção Interamericana sobre a Proteção dos Direitos Humanos das Pessoas Idosas.

Objetivo institucional: Promover o bem-estar econômico e social dos países ibero-americanos e todos aqueles que estão ligados pelas línguas espanhola e portuguesa através da coordenação, intercâmbio e uso de suas experiências mútuas em Seguridade Social e, em geral, no campo da proteção social.

Cidade: Madrid

Site: OISS – Organización Iberoamericana de la Seguridad Social

Contato: sec.general@oiss.org

Presidente: Luis Miguel De Camps García

Secretaria Geral
Ibero-americana - SEGIB

Organização internacional

Organismo internacional a serviço de 22 países ibero-americanos para impulsionar programas e iniciativas de cooperação em áreas como cultura, coesão social, conhecimento, inovação, sustentabilidade e gênero.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Programa Ibero-Americano de Cooperação sobre a Situação das Pessoas Idosas na Região, para promover políticas públicas de proteção dos direitos desse grupo.

Objetivo institucional: A Secretaria Geral Ibero-americana está ao serviço de toda a Comunidade Ibero-americana, impulsionando programas e iniciativas de cooperação, tendo como principais instrumentos da Cooperação Ibero-americana são os Programas, Iniciativas e Projetos Adscritos (PIPA), enfocados fundamentalmente em três áreas prioritárias: o conhecimento, a cultura e a coesão social.

Cidade: Madrid

Site: https://www.segib.org/pt-br/

Contato: Cúpulas Ibero-americanas: Espanha:  info@segib.org ; México: mexico@segib.org ; Montevidéo: conosur@segib.org ; Peru: paisesandinos@segib.org 

Secretário Geral: Marcos Pimenta Gama

Organização de Estados Ibero-americanos

Organização internacional

Organismo de cooperação multilateral entre países ibero-americanos de língua espanhola e portuguesa para promover a educação, a ciência e a cultura como ferramentas de desenvolvimento humano, científico, tecnológico e cultural da Ibero-América.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Programa para combater a solidão das pessoas idosas, em prol do envelhecimento ativo e saudável, por meio da inclusão digital, com destaque para um curso de escrita de autobiografia; eventos em áreas como educação, direitos humanos e desenvolvimento social, destacando-se webinars sobre inclusão digital e solidão das pessoas idosas, bem como uma conferência sobre aprendizagem ao longo da vida;  programas de aprendizagem ao longo da vida (PIALV e PIALV-III).

Objetivo institucional: Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), o maior organismo de cooperação multilateral entre países ibero-americanos de língua espanhola e portuguesa, financiada por meio de quotas obrigatórias e contribuições voluntárias dos Governos dos Estados Membros e, para determinados projetos, por meio de contribuições de instituições, fundações e outras organizações interessadas em melhorar a qualidade da educação e o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural da Ibero-América.

Cidade: Secretaria Geral em Madrid, com escritórios nacionais na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai. 

Site: https://oei.int/pt

Contato: Madrid: oei@oei.int                                              

Link com contatos dos demais escritórios: https://oei.int/pt/quem-somos/contato

Secretário Geral: Mariano Jabonero

CEOMA - Confederación
Española de Organizaciones de Mayores

Organização

Constituída para o atendimento, coordenação, fomento e defesa dos direitos e interesses das pessoas idosas, atua por meio de ações, projetos, promoção de cursos, atividades e eventos, abordando temas variados, incluindo o estímulo de hábitos e práticas saudáveis para evitar a dependência e fomentar o envelhecimento ativo.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: jornadas, com destaque para painéis sobre as pessoas idosas do século XXI e para os Congressos CEOMA, destacando-se uma edição que tratou do idadismo; divulgação de campanhas, com destaque para uma iniciativa de sensibilização sobre o idadismo em âmbito mundial; artigos, destacando-se um texto sobre os riscos da sociedade digital para o exercício dos direitos humanos das pessoas idosas; canal que promove a inclusão e o aprendizado.

Objetivo institucional: Organização confederativa e intersetorial, de abrangência nacional, constituída para o serviço, coordenação, promoção e defesa dos interesses das pessoas idosas.

Cidade: Madrid

Site: https://ceoma.org/inicio/

Contato: ceoma@ceoma.org

Juan Manuel Martínez Gómez (Presidente)

UNATE- Universidad Permanente de Cantabria

Organização sem fins lucrativos

Oferece educação informal permanente para pessoas com mais de 50 anos, promovendo o exercício dos direitos ao desenvolvimento pessoal e ao crescimento, envelhecimento ativo e participação plena na vida econômica, política, social e cultural da comunidade. Promove e participa da cooperação inter-institucional e faz parte de entidades nacionais e ibero-americanas.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Projetos em diferentes áreas como direitos humanos e envelhecimento ativo, com destaque para um projeto de inclusão digital por meio de uma comunidade online de ajuda, da qual participam como voluntárias pessoas jovens e idosas.

Objetivo institucional: A UNATE oferece educação permanente não regulamentada a pessoas com mais de 50 anos como parte do exercício do direito que têm ao desenvolvimento pessoal e ao crescimento, envelhecimento ativo e participação plena na vida econômica, política, social e cultural de nossa comunidade. A UNATE promove e participa da cooperação inter-institucional e faz parte de entidades nacionais e ibero-americanas. Nesses diferentes contextos, a UNATE influencia o desenho e a avaliação de políticas públicas e incentiva a participação de seus parceiros em diferentes áreas de decisão e transformação social.

Cidade/Estado: Santander / Cantábria

Site: https://unate.es/

Contato: unate@unate.es

Presidente: Modesto Chato de los Bueys

Fundación Pilares
para la Autonomía Personal

Organização civil

Atua no apoio à dignidade das pessoas mais vulneráveis ​​e à transformação social, por meio da inovação, conhecimento e ações colaborativas que promovam o exercício dos direitos e da cidadania plena, além da construção de uma sociedade inclusiva e comprometida.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Publicações diversificadas como guias, artigos e estudos, com destaque para uma pesquisa sobre idadismo, sexismo e capacitismo; eventos sobre direitos e cidadania da pessoa idosa, cuidado centrado na pessoa, dentre outros temas de interesse; campanha que busca promover a conscientização sobre envelhecimento e velhice, valorizar a capacidade da pessoa idosa de contribuir e reivindicar seu protagonismo na sociedade atual.

Objetivo institucional: Contribuir para a construção do conhecimento, compartilhá-lo e, a partir daí, propor modelos e ações colaborativas que promovam a dignidade das pessoas mais vulneráveis ​​e a transformação da sociedade. Promoveu publicações e eventos recentes sobre idadismo e violência contra pessoas idosas (https://www.fundacionpilares.org/?s=edadismo)

Cidade: Madrid

Site: https://www.fundacionpilares.org/

Contato: pilares@fundacionpilares.org

Pilar Rodríguez, Presidenta de Fundación Pilares

Amigos de los Mayores

Fundação civil

Fundação para o voluntariado, amizade e sensibilização da sociedade como mecanismos de enfrentamento à solidão de pessoas idosas. Atuam pelo reconhecimento da singularidade,  valor único e papel fundamental que pessoas idosas desempenham na sociedade, por meio de projetos sociais e campanhas.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Projeto que busca recuperar vínculos de vizinhança e fomentar a participação social; observatório com estudos, notícias e um guia para chamadas telefônicas de apoio a pessoas idosas em isolamento devido à pandemia de Covid-19; campanha para a ressignificação da velhice, com difusão de um guia com uma proposta para promover a eliminação de estereótipos na educação secundária.

Objetivo institucional: Atuar pelo reconhecimento da singularidade, valor único e papel fundamental que os idosos desempenham na sociedade.

Cidade: Madrid

Site: https://amigosdelosmayores.org/es

Contato: info@amigosdelosmayores.org

Formulário pelo Fale Conosco: https://amigosdelosmayores.org/es/contacta

Presidente: Francesc Patricio

Sociedad Española
de Geriatría y Gerontología (SEGG)

Sociedade científica

Sociedade científica dedicada a promover e ampliar o conhecimento sobre o envelhecimento, com caráter interdisciplinar, integrando variados campos da Geriatria e da Gerontologia.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Publicações variadas, como um guia para difusão de imagem positiva da velhice; notícias, como um debate sobre os direitos das pessoas idosas em razão da pandemia; campanhas, como um movimento global de combate ao idadismo; entrevistas com conteúdo adequado à desconstrução da cultura idadista.

Objetivo institucional: Promover e ampliar o conhecimento sobre o envelhecimento. Obs: Aplicando a ferramenta de busca pela expressão “edadismo”, são mostradas recentes publicações sobre o tema

Cidade: Madrid

Site: https://www.segg.es/institucional/la-segg

Contato: segg@segg.es ou sistema Fale conosco

Presidente: José Augusto García Navarro

Fundación Edad&Vida

Fundação civil

Busca ser um ponto de encontro e cooperação entre empresas, associações, instituições acadêmicas e entidades internacionais que atuam de forma responsável e sustentável na promoção da melhoria na qualidade de vida das pessoas ao longo do processo de envelhecimento e na velhice.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Notícias, blogs, eventos e documentos sobre temas variados, com destaque para um estudo sobre recomendações e boas práticas para a gestão do envelhecimento dos trabalhadores, destinadas a empregadores, em continuidade ao trabalho iniciado em estudo anterior; ações para conscientizar a sociedade, administrações públicas e empresas sobre a importância de se adotar a perspectiva das pessoas idosas para promover o respeito à sua dignidade, combatendo a discriminação com base em sua idade.

Objetivo institucional: Fundação privada e apolítica, com objetivo de ser um ponto de encontro de empresas privadas, associações de idosos e instituições acadêmicas que trabalham na identificação das demandas dos idosos, para promover as iniciativas que contribuem para a melhoria de qualidade de vida dos idosos, de forma responsável e sustentável.

Cidade: Madrid

Site: https://www.edad-vida.org/

Contato: edad-vida@edad-vida.org ou Fale conosco: https://www.edad-vida.org/contactar/

Presidente: D. Eduardo Rodríguez Rovira

FIAPAM - Federacion
Ibero-americana De Asociacion De Personas Adultas Mayores

Organização Civil

Federação internacional de associações e organismos locais, regionais e nacionais de pessoas idosas para promover a plena participação social, bem como a realização de estudos, pesquisas e programas de educação continuada. Tem como um dos objetivos a defesa dos direitos das pessoas idosas, além de manter programas de cooperação para desenvolvimento de associações lideradas por pessoas idosas.

Envelhecimento e velhice / anti-idadismo: Notícias, documentos e eventos sobre direitos, políticas sociais, envelhecimento ativo e saudável, dentre outros temas de interesse das pessoas idosas e suas associações; rede social com temas atuais sobre qualidade de vida, saúde, cidadania e cultura.

Objetivo institucional: Federação de associações de idosos para promover reflexão sobre o fenômeno da Solidão na Velhice e destacar a importância das relações e redes sociais para o bem-estar dos idosos

Cidade/Estado: Santander / Cantábria

Site: https://fiapam.org/

Contato: correo@fiapam.org

Presidente: Sr. Modesto Chato de los Bueys (Espanha)

Secretária-Geral: Ruth Rivera Víquez (Costa Rica)

PICSPAM - Programa
Ibero-americano de Cooperación sobre la Situación de las Personas Adultas Mayores

Programa da Organização Ibero-americana de Seguridade Social - OISS

Coordenado pela Organização Ibero-Americana de Seguridade Social (OISS), busca compreender a situação e características das pessoas idosas na Ibero-América e promover a troca de experiências e boas práticas entre organizações e instituições.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Notícias, estudos, eventos e boletins, com destaque para um boletim que trata da comunicação a partir de uma abordagem de direitos humanos; banco de informações e análise de dados sobre as necessidades e condições de vida das pessoas idosas nos países ibero-americanos.

Objetivo institucional: Compreender a situação e características dos idosos na Ibero-América e promover a troca de experiências e boas práticas entre organizações e instituições. A unidade técnica do programa é coordenada pela Organização Ibero-americana da Segurança Social (OISS).

Cidade: Madrid

Site: Inicio – Iberoamérica Mayores (iberoamericamayores.org)

Contato: https://iberoamericamayores.org/contacto/

boletin.programaiberoam@gmail.com

Fundação "La Caixa"

Organização sem fins lucrativos

Fornece apoio a projetos na área social, no combate às desigualdades e promoção do bem-estar da sociedade em geral e, em particular, das comunidades mais vulneráveis, incluindo a investigação e difusão da ciência, a educação e a cultura em prol de uma sociedade mais igualitária. 

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Programa que visa acompanhar as pessoas ao longo do seu processo de envelhecimento; tutoriais e cursos online voltados à qualidade de vida, saúde e inclusão digital; espaços próprios para integração e participação social; eventos relevantes sobre temas como atritos intergeracionais, tratamento das pessoas idosas em tempos de Covid-19, desafios futuros para manutenção de vínculos em tempos de multiculturalismo, e direitos das pessoas idosas; observatório para desenvolvimento de pesquisas em diversas áreas.

Objetivo institucional: Fornece apoio a projetos na área social, no combate às desigualdades e promoção do bem-estar da sociedade em geral e, em particular, das comunidades mais vulneráveis, incluindo a investigação e difusão da ciência, a educação e a cultura em prol de uma sociedade mais igualitária. O Programa do Idoso visa continuar a acompanhar os idosos ao longo do seu processo de envelhecimento, contando com o seu empenho e participação efetiva para melhorar o seu bem-estar e contribuir para o bem comum.

Cidade: Barcelona

Site: https://fundacionlacaixa.org/es/personas-mayores

Contato: Não informado

Matia Fundazioa

Fundação Privada sem Fins Lucrativos

A Fundação se propõe a acompanhar as pessoas em seu processo de envelhecimento para melhorar seu bem-estar, gerando conhecimento e serviços personalizados que promovam sua autonomia e dignidade. Atua como agente de transformação social, fornecendo, com sustentabilidade, uma resposta especializada e centrada nas pessoas na área de envelhecimento e incapacidade.


Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Notícias e conteúdos de blogs com temas importantes, como um alerta para o idadismo autodirigido e para os estereótipos negativos da velhice, destacando-se a abordagem da velhice invisível da mulher e a questão de gênero, e o debate sobre a terminologia que se refere às pessoas idosas.

Objetivo institucional: Propósito: Acompanhar as pessoas em seu processo de envelhecimento para melhorar seu bem-estar, gerando conhecimento e serviços personalizados que promovam sua autonomia e dignidade.

Objetivo: Ser um agente de transformação social que, de forma sustentável. forneça uma resposta especializada e centrada nas pessoas na área de envelhecimento e incapacidade.

Cidade/Estado: Donostia/San Sebastián – Guipúscoa

Site: https://www.matiafundazioa.eus/es

Contato: https://www.matiafundazioa.eus/es/contacto

Gorka Alias – HEAD DE COMUNICAÇÃO E MARKETING

Fundação "La Caixa"

Organização sem fins lucrativos

Fornece apoio a projetos na área social, no combate às desigualdades e promoção do bem-estar da sociedade em geral e, em particular, das comunidades mais vulneráveis, incluindo a investigação e difusão da ciência, a educação e a cultura em prol de uma sociedade mais igualitária. 

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Programa que visa acompanhar as pessoas ao longo do seu processo de envelhecimento; tutoriais e cursos online voltados à qualidade de vida, saúde e inclusão digital; espaços próprios para integração e participação social; eventos relevantes sobre temas como atritos intergeracionais, tratamento das pessoas idosas em tempos de Covid-19, desafios futuros para manutenção de vínculos em tempos de multiculturalismo, e direitos das pessoas idosas; observatório para desenvolvimento de pesquisas em diversas áreas.

Objetivo institucional: Fornece apoio a projetos na área social, no combate às desigualdades e promoção do bem-estar da sociedade em geral e, em particular, das comunidades mais vulneráveis, incluindo a investigação e difusão da ciência, a educação e a cultura em prol de uma sociedade mais igualitária. O Programa do Idoso visa continuar a acompanhar os idosos ao longo do seu processo de envelhecimento, contando com o seu empenho e participação efetiva para melhorar o seu bem-estar e contribuir para o bem comum.

Cidade: Barcelona

Site: https://fundacionlacaixa.org/es/personas-mayores

Contato: Não informado

Brasil

Olhe – Observatório da
Longevidade Humana e Envelhecimento

Organização social

Propõe-se a contribuir com a defesa dos direitos e da melhoria das condições de vida das pessoas idosas, por meio da disseminação do conhecimento qualificado e atualizado sobre a longevidade e suas implicações na vida social, pública e individual.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Biblioteca com links para publicações e eventos, incluindo documentos sobre direitos das pessoas idosas e proteção contra violência; projetos em diferentes áreas como saúde, educação permanente e contínua em Gerontologia e suporte social a pessoas idosas que residem sozinhas e/ou em situação de fragilidade; divulgação de eventos e postagens de conscientização e desconstrução do idadismo.

Objetivo institucional: Organização de interesse social que se propõe a contribuir com a defesa dos direitos e da melhoria das condições de vida do segmento idoso.

Cidade: São Paulo

Site: https://olhe.org.br/

Contato: olhe@olhe.org.br

Presidente: Marília Berzins

SBGG

Associação civil

Congrega profissionais de nível superior das áreas de Geriatria e Gerontologia, estimulando e apoiando o desenvolvimento e a divulgação do conhecimento científico sobre o envelhecimento, incluindo a promoção do aprimoramento e a capacitação permanente dos seus associados.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Matérias relevantes, como “Etarismo na saúde e na assistência médica“, “A desigualdade no envelhecimento da população brasileira” e “Etarismo: o impacto na vida do idoso e como melhorar“; divulgação de periódicos nacionais e internacionais; comissões em diferentes setores, como a Comissão de Políticas Públicas; realização de eventos, que abordam, dentre outros, aspectos sociais, como o empoderamento social e político do idoso.

Objetivo institucional: Associação civil, sem fins lucrativos, que tem como objetivo principal congregar médicos e outros profissionais de nível superior das áreas de Geriatria e Gerontologia, estimulando e apoiando o desenvolvimento e a divulgação do conhecimento científico sobre o envelhecimento, incluindo a promoção do aprimoramento e a capacitação permanente dos seus associados.

Cidade: Rio de Janeiro

Site: https://sbgg.org.br/

Contato: nacional@sbgg.org.br | Sistema Fale Conosco

Presidente: Ivete Berkenbrock (PR)

Instituto Velho Amigo

Organização social

Atua pela longevidade ativa e saudável, assegurando direitos essenciais das pessoas idosas, como autonomia, inclusão, convivência, saúde e bem-estar, alinhada à proposta da Agenda 2030 da ONU.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Atuação nas instâncias de direitos humanos com foco na inclusão social da pessoa idosa em vulnerabilidade; informações sobre os direitos da pessoa idosa; realização de movimentos, como uma campanha e manifesto pelo combate à violência contra a pessoa idosa; apoio a eventos, como uma live que abordou o enfrentamento do idadismo.

Objetivo institucional: O Instituto Velho Amigo trabalha há mais de 20 anos pela longevidade ativa e saudável, assegurando direitos essenciais dos idosos, como autonomia, inclusão, convivência, saúde e bem-estar. É uma organização sem fins lucrativos, apartidária e laica e em nossa caminhada já beneficiamos mais de 15.000 idosos por meio de programas de desenvolvimento institucional, e programas de apoio voltados a famílias e idosos.(…)

Cidade: São Paulo

Site: https://www.velhoamigo.org.br/

Contato: contato@velhoamigo.org.br

Presidente: Maria Regina Ermírio de Moraes

Unibes Cultural

Associação civil

Associação cultural que promove variados eventos como palestras, cursos, shows, exposições, incentivando a cultura como vetor de desenvolvimento e inclusão social. Busca a construção de um novo paradigma que mantenha a pessoa idosa atuante e com capacidade de reinventar seu papel na sociedade por meio da cultura e de outros olhares, com oferta de programação planejada para integrar pessoas de diferentes gerações.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Seção dedicada aos direitos humanos em seu blog, com destaque para artigos sobre as causas e o impacto do idadismo no sistema de saúde e sobre a necessidade de discuti-lo frente às novas perspectivas da longevidade; divulgação de projetos relevantes ao público idoso, como um programa que promove sua inclusão digital. 

Objetivo institucional: A UNIBES é uma organização social, dedicada à cultura, ao empreendedorismo criativo e às causas sociais na cidade de São Paulo, promovendo eventos, encontros, debates e reflexões para pessoas de todas as idades sobre o papel de cada um na sociedade do século 21.

Cidade: São Paulo

Site: https://unibescultural.org.br/

Contato: eventos@unibescultural.org.br

Diretor executivo: Bruno Assami

Instituto Pinheiro

Organização social

Dedica-se a ações de caráter cultural e social, especialmente para a população com mais de 60 anos, promovendo programas que potencializam a qualidade de vida e o bem estar das pessoas idosas, por meio de parcerias com outras instituições.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Eventos, como palestras e lives com temas relevantes como o empreendedorismo após os 60 anos e a felicidade em todas as idades; dicas e notícias, com informações diversificadas; atividades focadas na socialização, mobilidade e desenvolvimento cognitivo.

Objetivo institucional: Promover ações de caráter cultural e social – especialmente para a população com mais de 60 anos. O Instituto investe e apoia ações relacionadas à qualidade de vida e bem estar do idoso, como palestras, atividades focadas na sociabilidade, mobilidade e desenvolvimento cognitivo. Por meio de parcerias com outras instituições, principalmente nas periferias de São Paulo.

Cidade: São Paulo

Site: https://institutopinheiro.org.br/o-instituto/

Contato: https://institutopinheiro.org.br/fale-conosco/

Plínio P. Mello  – Presidente do Conselho de Administração do Instituto Pinheiro

DCEG - Departamento
Científico de Enfermagem Gerontológica

Departamento de Associação civil

Dedicado aos temas da Gerontologia, atuante na promoção de eventos da área, na discussão de parâmetros regulatórios dos cuidadores, na formação de profissionais em enfermagem gerontológica e no desenvolvimento de programa de boas práticas, pesquisa e de um banco de dados de saúde da pessoa idosa.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Possui grupos de pesquisa em direitos da pessoa idosa e participa efetivamente de movimentos em defesa da cidadania da pessoa idosa.

Objetivo Institucional: Departamento da ABEn – Associação Brasileira de Enfermagem responsável pela área da enfermagem gerontológica.

Site: https://www.abennacional.org.br/site/enfermagem-gerontologica/

Contato: celia.freitas@uece.br

Maria Célia de Freitas – Coordenadora do DCEG Nacional

Associação Nacional
dos Membros do Ministério
Público de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Idosos – AMPID

Associação Civil

Atua na difusão e defesa dos direitos das pessoas idosas e das pessoas com deficiência, incluindo ações e projetos na área da educação gerontológica e da cultura do cuidado, na emissão de notas técnicas e na atuação nas esferas  legislativa e de execução de políticas públicas de impacto a esses grupos.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Ações institucionais em prol da existência de uma Convenção Internacional sobre os direitos da pessoa idosa; artigos sobre direitos da pessoa idosa; cartilhas e guias, com destaque para a Cartilha de Orientação para a Criação de Conselhos de Direitos do Idoso e o Guia dos direitos da pessoa idosa.

Objetivo institucional: Associação de membros do Ministério Público nacional e estadual, com objetivos de difundir e defender os direitos das pessoas idosas e portadoras de deficiência. No âmbito do envelhecimento, propõe-se a promover intercâmbio entre associados, entidades e pessoas que prestam ou tenham prestado serviços visando concretização dos direitos e difusão do conhecimento, incluindo a divulgação de ações realizadas por outras entidades em prol da promoção das pessoas idosas.

Cidade/Estado: São Luís – Maranhão

Site: https://ampid.org.br/site2020/

Contato: ampidgrupo@yahoo.com.br

Presidente: Cristiane Branquinho Luca

ASA - Associação Santo Agostinho

Associação Civil

Atua em atendimento, educação e cuidado a crianças, pessoas jovens e idosas em situação de vulnerabilidade social.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Acolhimento, promoção de bem-estar e oferta de oportunidades de desenvolvimento pessoal com respeito e dignidade; programa que realiza bate-papos sobre envelhecimento, longevidade, segurança, direitos, entre outros temas de interesse.

Objetivo institucional: Dar atendimento, educação e cuidado a crianças, jovens e idosos em situação de vulnerabilidade social na cidade de São Paulo. Quanto aos idosos, atua para acolher e promover o bem-estar, oferecendo oportunidades de desenvolvimento pessoal com respeito e dignidade.

Cidade: São Paulo

Site: https://asatransforma.org.br/asa/quem-somos/conheca-a-asa/

Contato: faleconosco@asatransforma.org

Presidente: Luis Alvaro Moreira Ferreira Filho

Associação São Joaquim
de apoio à maturidade

Associação Civil

Atua pelo envelhecimento digno e pleno de sentido, pela valorização e pela garantia de direitos das pessoas idosas, oportunizando a socialização, o fortalecimento de vínculos e a manutenção da autonomia durante o processo de envelhecimento.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, incluindo atividades para o autoconhecimento e empoderamento; Programa Garantia de Direitos da Pessoa Idosa, com oficinas de cidadania e palestras, facilitando inclusive o acesso à justiça durante o processo de envelhecimento; links para informações sobre o Estatuto do Idoso e direcionamento para órgãos de proteção à pessoa idosa. 

Objetivo institucional: Oportunizar a socialização, o fortalecimento de vínculos, a inclusão, a manutenção da autonomia, a valorização e a garantia de direitos das pessoas idosas, prevenindo o isolamento social.

Cidade/Estado: Carapicuíba – São Paulo

Site: https://www.saojoaquim.org.br/

Contato: saojoaquim@saojoaquim.org.br

Presidente: Mariana de Oliveira Pedreira

Pastoral da Pessoa Idosa

Fundação

Busca promover a dignidade da pessoa idosa, valorizando e dando acesso aos seus direitos e atuando na área do envelhecimento de modo a produzir conhecimento e compartilhar experiências.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Acompanhamento de 170.000 pessoas idosas mensalmente, através de visitas domiciliares, de maneira sistematizada, por meio de 25.000 líderes voluntários em mais de mil municípios em todo Brasil; programa que promove a educação continuada para profissionais e lideranças comunitárias que atuam com pessoas idosas e seus familiares.

Objetivo institucional: Fundação criada em 2004 para promover a dignidade da pessoa idosa, valorizando e dando acesso aos seus direitos. Realiza ações na área do envelhecimento de modo a produzir conhecimento e compartilhar experiências.

Cidade/Estado: Curitiba – Paraná

Site: https://ppi.org.br/

Contato: secretaria@pastoraldapessoaidosa.org.br

Presidente: José Antônio Peruzzo