ILC Brazil

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Tecnologias e Design para uma Sociedade Longeva - IV Fórum Internacional da Longevidade

IV Fórum Internacional da Longevidade

Desde 2013, o Centro Internacional da Longevidade Brasil (ILC-Brasil) realiza anualmente, em estreita colaboração com a Bradesco Seguros, os Fóruns Internacionais da Longevidade.

O tema central do Fórum em 2013 foi “Criando uma Cultura do Cuidado em Resposta à Revolução da Longevidade”; em 2014, “Uma Perspectiva de Gênero” e em 2015, “O Enfoque Mais Amigo dos Idosos – Mais Amigo de Todas as Idades”. Este ano, nos dias 6 e 7 de outubro será realizado o IV Fórum Internacional da Longevidade tendo como tema:

“Tecnologias e Design para uma Sociedade Longeva”

Mantendo o enfoque interativo e participativo de edições anteriores, o IV Fórum contará com experts internacionais e nacionais representando os quatro setores cruciais (a Sociedade Civil e os Setores Acadêmico, Privado e Público) que, em conjunto, são responsáveis pela resposta da Sociedade aos desafios impostos pela Revolução da Longevidade.

Tais desafios são grandes, mas, desde que a sociedade e indivíduos abracem uma perspectiva de curso de vida para superá-los, a longevidade hoje alcançada poderá ser vivida plenamente. Para tal é necessário acumular os quatro capitais que facilitam nossa participação na sociedade: o capital vital (saúde); o financeiro; o de conhecimentos (aprendizagem ao longo da vida) e, o capital social. No conjunto, do acumulo destes capitais depende nossa resiliência, que é definida como “ter acesso às reservas necessárias para se adaptar, suportar, e aprender com os desafios enfrentados ao longo da vida” – conceito crítico para quem queira “bem” envelhecer.

Entre os palestrantes, o IV Fórum Internacional da Longevidade deverá incluir o curador do Museu do Amanhã, Luiz Alberto Oliveira, o Diretor do Centro Internacional de Longevidade do Reino Unido, Dr. David Sinclair e o Diretor da iniciativa bem-sucedida Older Adults Technology Services (OATS) dos Estados Unidos, Tom Kamber, além de palestrantes de várias universidades internacionais e nacionais assim como da Organização Mundial de Saúde, da AARP dos EUA e de várias empresas com interesse no setor, como p.ex. a Galderma.

Novos e contínuos progressos tecnológicos e no design em todos os aspectos de nosso entorno físico e social permitem hoje a superação de barreiras e incapacidades funcionais antes intransponíveis. Eles também facilitam nossa participação na sociedade – objetivo maior em todas as etapas de nossas vidas.

Aspecto ao qual muitas vezes pouca atenção é dada, é o desenvolvimento participativo, ou seja, user-led, de novos produtos e serviços. A participação dos idosos na criação e no desenvolvimento, porém, é indispensável se queremos produtos e serviços eficientes e acessíveis. Desafios e soluções em relação ao envolvimento de pessoas idosas no desenvolvimento de novas tecnologias e design serão discutidas durante esta quarta edição do Fórum Internacional da Longevidade.

Acesse o Programa do IV Fórum Internacional da Longevidade.

Para deixar algum comentário ou tirar uma dúvida clique aqui.