ILC Brazil

Ação conjunta
DANONE e ILC-BR

para apoiar o cuidado
do maior patrimônio
da nossa história:

as pessoas idosas!

Instituições públicas

Argentina

Brasil

Chile

Espanha

México

Paraguai

República Dominicana

Uruguai

Argentina

PAMI/INSSJP - Programa de Asistencia Médica Integral do Instituto Nacional de Servicios Sociales para Jubilados y Pensionados

Organização governamental – Programa social para aposentados e pensionistas

Disponibiliza informações atualizadas sobre saúde e serviços aos aposentados e pensionistas afiliados e à sociedade como um todo.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Atividades e programas preventivos de promoção da saúde e cuidados para as pessoas idosas; campanhas e informativos audiovisuais em suas redes sociais sobre temas de interesse às pessoas idosas, tendo abordado o idadismo em um de seus vídeos.

Objetivo institucional: O PAMI oferece assistência médica integral às pessoas idosas, com ações de promoção de uma vida ativa e saudável. O PAMI é um programa do INSSJP- Instituto Nacional de Servicios Sociales para Jubilados y Pensionados, que disponibiliza informações atualizadas sobre saúde e serviços aos afiliados e à sociedade como um todo.

Site: INSSJP – Instituto Nacional de Servicios Sociales para Jubilados y Pensionados (pami.org.ar)

Contato: prensa@pami.org.ar  

Luana Volnovich      

DINAPAM - Direção Nacional
de Políticas para Idosos

Organização governamental

Programa governamental da Secretaria Nacional da Criança, do Adolescente e da Família, que promove iniciativas em âmbito nacional para garantir os direitos, fortalecer a autonomia e promover o cuidado da pessoa idosa.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Programa realizado no âmbito do Conselho Federal da Pessoa Idosa, que promove oficinas e cursos para que pessoas idosas participem de atividades comunitárias e compartilhem suas experiências e saberes com pessoas mais jovens, criando espaços para trocas intergeracionais.

Objetivo institucional: Programa governamental de abrangência nacional para garantir os direitos do idoso, fortalecer sua autonomia e promover o bom tratamento.

Cidade: Buenos Aires

Site: Personas Mayores | Argentina.gob.ar

Contato: dnpam@senaf.gob.ar

Chile

Servicio Nacional
del Adulto Mayor (SENAMA)

Serviço público

Busca contribuir para uma mudança cultural em torno da velhice e do envelhecimento, reconhecendo as pessoas idosas na perspectiva de direitos e proporcionando garantias efetivas para seu exercício.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Programas e benefícios com propósitos variados, com destaque para a prevenção e combate à violência, para o fortalecimento da identidade, da autonomia e do senso de pertencimento da pessoa idosa e para a solidariedade intergeracional; repositório de estudos, documentos e publicações de interesse para a gerontologia, dentre eles material que aborda pontos referentes ao idadismo e seu combate.

Objetivo institucional: É um serviço funcionalmente descentralizado, com personalidade jurídica e seus próprios bens, sujeito à supervigilância do Presidente da República por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e família. Um dos objetivos é “Contribuir para uma mudança cultural em torno da velhice e do envelhecimento, reconhecendo os idosos na perspectiva de direitos e proporcionando garantias efetivas para seu exercício”

Cidade: Santiago

Site: SENAMA | Servicio Nacional del Adulto Mayor

Contato: 800 400 035

Red Latinoamericana
de Gerontología (RLG)

Rede virtual

Rede virtual de comunicação entre profissionais, agentes comunitários, organizações não governamentais e sociedade civil que atuam a favor da pessoa idosa na América Latina e Caribe.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Notícias, divulgação de estudos, eventos em temas como políticas e direitos, envelhecimento e velhice, relações intergeracionais, comunicação e envelhecimento, gênero e envelhecimento.

Objetivo institucional: Rede virtual de comunicação entre profissionais, agentes comunitários, organizações não governamentais e sociedade civil que atuam a favor da pessoa idosa nos diversos países e localidades da América Latina e do Caribe. Tem por objetivo ser um elo entre la teoria gerontológica atualizada e aplicacada a diferentes realidades, bem como fomentar o intercâmbio e a participação ativa dos interessados e ser um centro de referência, de capacitação, formação e contato.

Cidade: Santiago

Site: https://www.gerontologia.org/portal/index.php

Contato: ximenaromero@gerontologia.org | mariliafelicio@yahoo.como.br

Chile:  Ximena Romero (Coordenadora) | Brasil: Marília Cecilia Felício Fragoso

ESPANHA

Instituto de Mayores
y Servicios Sociales (Imserso)

Instituição pública ligada ao Ministério dos Direitos Sociais e Agenda 2030 do Governo da Espanha

Fornece informações relevantes para a população idosa em diferentes áreas de interesse, como economia, finanças, aspectos jurídicos, hábitos de vida, tecnologias, cultura, lazer e participação, no âmbito de um envelhecimento ativo, saudável e participativo.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Programa que visa aumentar a participação social das pessoas idosas e promover a elas uma vida independente, mais ativa e saudável; acordo de colaboração com a Organização Mundial de Saúde para impulsionar a Rede de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas na Espanha; curso sobre o idadismo, seus tipos, onde se manifesta com mais intensidade, consequências, estudos pertinentes, instrumentos para combatê-lo, etc.

Objetivo institucional: Como entidade gestora da Securidade Social tem competência para atuar na gestão de planos, programas e serviços de segurança social e na elaboração de políticas que garantam a igualdade dos cidadãos. Especificamente na área da população idosa, o Inmerso atua na criação e implementação do sistema de proteção das pessoas em situação de dependência e do desenvolvimento de políticas e programas relacionados com o envelhecimento ativo da população.

Cidade: Madrid

Site: Imserso. Instituto de Mayores y Servicios Sociales :: Inicio

Contato: dg@imserso.es

Diretor Geral: D. Luis Alberto Barriga Martín

Riicotec - Red Intergubernamental Iberoamericana de Cooperación Técnica

Organização Ibero-americana

Estrutura de cooperação técnica para o desenvolvimento de políticas abrangentes voltadas para pessoas idosas e pessoas com deficiência, entre os países que compõem a Comunidade Ibero-Americana. Representa uma das ações de cooperação internacional do Imserso.

Objetivo institucional: Rede de cooperação que objetiva favorecer o desenvolvimento de suas políticas integrais por meio do intercâmbio de experiências e da colaboração mútua. É mantida por meio das contribuições e dos compromissos que os diferentes países contraem ao ingressar na Rede.

Cidade: Madrid

Site: Riicotec. Red Intergubernamental Iberoamericana de Cooperación Técnica :: Inicio (imserso.es)

Contato: Ana.lucia@mdh.gov.br

Representante no Brasil/ Vocalia Cono Sur: Ana Lucía Da Silva

México

Instituto Nacional de las
Personas Adultas Mayores (INAPAM)

Instituição pública

Coordena as ações decorrentes da política nacional da pessoa idosa, buscando seu desenvolvimento humano integral, no sentido de proporcionar-lhe emprego ou ocupação, remuneração justa, assistência e as oportunidades necessárias para uma melhor qualidade de vida e redução de desigualdades.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Benefícios e descontos para credenciados, em diferentes setores, como educação, lazer e cultura; publicações, com destaque para um artigo e um documento que abordam a importância do ensino sobre envelhecimento e velhice na educação básica; ações e programas, destacando-se atividades de educação sobre questões referentes a velhice e envelhecimento com uma abordagem de direitos e gênero.

Objetivo institucional: Órgão getor da política nacional a favor da pessoa idosa, com a finalidade geral de coordenar, promover, apoiar, fomentar, acompanhar e avaliar as ações, estratégias e programas públicos dela decorrentes, de acordo com os princípios, objetivos e disposições contidas na Lei dos Direitos das Pessoas Idosas

Cidade: Ciudad de México

Site: https://www.gob.mx/inapam

Contato: atencionciudadana@inapam.gob.mx | https://www.gob.mx/inapam#3434

Diretor geral: Jorge Alberto Valencia Sandoval

El Club de la Porota

https://elclubdelaporota.com.ar/

O que é? Movimento coletivo de combate a toda e qualquer forma de discriminação baseada na idade de uma pessoa.

O que vamos encontrar? Depoimentos, entrevistas, debates, manifestações de repúdio ao idadismo. Guia de boas práticas de combate ao etarismo: https://aba.com.br/wp-content/uploads/2021/10/GuiaCombate-Etarismo-ABA1.pdf

Objetivos: Tornar conhecido o preconceito etário – contra
qualquer idade – e dar visibilidade à exclusão social e perda de qualidade de vida gerada por ele. Fomentamos a busca por formas de desconstruir o preconceito etário e mudar esta realidade no Brasil.

Contato: linkedin.com/in/marilia-vieira-sanches-2b478b35

Paraguai

Instituto de Assistência Social - Diretoria de Idosos

Instituição pública

Órgão nacional de gestão do bem-estar social das pessoas idosas, responsável por elaborar e fazer cumprir as políticas de atenção integral, zelando pelo respeito aos seus direitos, promoção de seus valores e melhoria da qualidade de vida.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Programa de desenvolvimento comunitário que busca promover o desenvolvimento de políticas locais que favoreçam a melhoria da qualidade e das condições de vida das pessoas idosas; programa que promove atividades de divulgação, sensibilização, aconselhamento e formação de recursos humanos; e a formação em Gerontologia e recursos humanos como cuidadores formais e domiciliários.

Objetivo institucional: Garantir o bem-estar social das pessoas em situação de vulnerabilidade (infância, família, idosos, pessoas com deficiência, sexo com abordagem jurídica). O compromisso de contribuir para a melhoria da qualidade e padrão de vida dos Idosos, de toda a sociedade e através de todos os serviços, uma gestão social integral, bem como regular e fazer cumprir as Leis que os protegem, garantindo a gratuidade. E o tratamento humano, no âmbito do direito e da saúde com equidade, partindo da universalidade, integridade, equidade e participação, pertence à Diretoria de Idosos, órgão nacional de gestão deste grupo etário.

Cidade: Asunción

Site: Diretoria de Idosos (mspbs.gov.py)

Contato: (021) 228-918

El Club de la Porota

https://elclubdelaporota.com.ar/

O que é? Movimento coletivo de combate a toda e qualquer forma de discriminação baseada na idade de uma pessoa.

O que vamos encontrar? Depoimentos, entrevistas, debates, manifestações de repúdio ao idadismo. Guia de boas práticas de combate ao etarismo: https://aba.com.br/wp-content/uploads/2021/10/GuiaCombate-Etarismo-ABA1.pdf

Objetivos: Tornar conhecido o preconceito etário – contra
qualquer idade – e dar visibilidade à exclusão social e perda de qualidade de vida gerada por ele. Fomentamos a busca por formas de desconstruir o preconceito etário e mudar esta realidade no Brasil.

Contato: linkedin.com/in/marilia-vieira-sanches-2b478b35

Paraguai

Centro Paraguayo
De Estudios Sobre Envejecimiento Y Vejez - Cepecodev

Associação civil

Promove o desenvolvimento de pesquisas sobre velhice, autonomia pessoal e envelhecimento. 

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Realiza eventos com abordagem de direitos das pessoas idosas e divulga em redes sociais notícias relacionadas à temática.

Objetivo institucional: Promover o desenvolvimento da pesquisa sobre velhice, autonomia pessoal e envelhecimento

Cidade: Assunção

Site: https://www.facebook.com/cepecodev/

Contato: cepecodev@gmail.com

Presidente: Jorge Quintás

El Club de la Porota

https://elclubdelaporota.com.ar/

O que é? Movimento coletivo de combate a toda e qualquer forma de discriminação baseada na idade de uma pessoa.

O que vamos encontrar? Depoimentos, entrevistas, debates, manifestações de repúdio ao idadismo. Guia de boas práticas de combate ao etarismo: https://aba.com.br/wp-content/uploads/2021/10/GuiaCombate-Etarismo-ABA1.pdf

Objetivos: Tornar conhecido o preconceito etário – contra
qualquer idade – e dar visibilidade à exclusão social e perda de qualidade de vida gerada por ele. Fomentamos a busca por formas de desconstruir o preconceito etário e mudar esta realidade no Brasil.

Contato: linkedin.com/in/marilia-vieira-sanches-2b478b35

República Dominicana

CONAPE - Consejo Nacional
De La Persona Envejeciente

Instituição pública

Entidade que cuida dos direitos e bem estar das pessoas idosas, com foco em uma vida ativa, produtiva e participativa, com respeito à sua dignidade, liberdade, convivência familiar e comunitária, ao lazer, à cultura e à igualdade, por meio de serviços e programas de proteção, saúde, educação e cidadania.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Renovação do acordo de cooperação técnica com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para o fortalecimento dos serviços destinados à população idosa, com foco nos novos desafios do envelhecimento, especialmente agravados com a Covid-19, como a discriminação baseada na idade.

Objetivo institucional: Entidade criada por lei e responsável pelas políticas nacionais a favor dos idosos, fixando as bases institucionais e establecendo procedimentos de proteção integral aos idosos, seus direitos a uma vida ativa, produtiva e participativa, com respeito a sua dignidade, liberdade, convivência familiar e comunitária, ao lazer, à cultura e à igualdade.

Cidade: Santo Domingo

Site: https://www.conape.gob.do/index.cfm

Contato: info@conape.gob.do

Instituto Politécnico
de Coimbra

A instituição foca na formação multidisciplinar sobre o processo de envelhecimento, fomentando a construção de ambientes sociais positivos através do desenho e implementação de ações de desenvolvimento institucional e comunitário com e para as pessoas idosas e de projetos que promovam oportunidades de aprendizagem ao longo da vida e de relações intergeracionais, com vista ao seu desenvolvimento pessoal, inclusão social e qualidade de vida.

Unidade: Escola Superior de Educação de Coimbra

Departamento/Curso: Graduação e Mestrado em Gerontologia Social

Cidade: Coimbra

Site: https://www.ipc.pt/ipc/oferta-formativa/licenciatura-em-gerontologia-social/

https://www.ipc.pt/ipc/oferta-formativa/mestrado-em-gerontologia-social/

Contato: fdmarques@esec.pt

Diretora do Curso: Filipa Daniela Correia Marques

Uruguai

Ministerio de Desarollo Social/
Instituto Nacional de las Personas Mayores - Inmayores

Instituição pública

O Mides desenvolve políticas e ações na área do envelhecimento e velhice, por meio de programas do Sistema de Informação sobre Velhice e Envelhecimento (SIVE) e do Instituto Nacional das Pessoas Idosas (Inmayores), que contêm material de educação gerontológica, promoção de direitos humanos, cuidado e cidadania.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Repositório com estudos diversificados e relevantes, destacando-se publicações de diferentes instrumentos de proteção dos direitos humanos das pessoas idosas, como também trabalhos que abordam a desigualdade no envelhecimento no país e os direitos humanos das pessoas LGBT que envelhecem

Objetivo institucional: Promover políticas de desenvolvimento sustentável e atuação na área do envelhecimento, incluindo programas próprios do observatório social SIVE – Sistema de Información sobre Vejez y Envejecimiento e ações do Instituto Nacional de las Personas Mayores (Inmayores).

Cidade: Montevidéo

Site: https://www.gub.uy/ministerio-desarrollo-social/personas-mayores

Contato: informacion@mides.gub.uy

Instituto Politécnico
de Coimbra

A instituição foca na formação multidisciplinar sobre o processo de envelhecimento, fomentando a construção de ambientes sociais positivos através do desenho e implementação de ações de desenvolvimento institucional e comunitário com e para as pessoas idosas e de projetos que promovam oportunidades de aprendizagem ao longo da vida e de relações intergeracionais, com vista ao seu desenvolvimento pessoal, inclusão social e qualidade de vida.

Unidade: Escola Superior de Educação de Coimbra

Departamento/Curso: Graduação e Mestrado em Gerontologia Social

Cidade: Coimbra

Site: https://www.ipc.pt/ipc/oferta-formativa/licenciatura-em-gerontologia-social/

https://www.ipc.pt/ipc/oferta-formativa/mestrado-em-gerontologia-social/

Contato: fdmarques@esec.pt

Diretora do Curso: Filipa Daniela Correia Marques

República Dominicana

Fundacion NTD

Organização social

Desenvolve projetos sustentáveis junto às comunidades, que contribuam para melhorar sua situação socioeconômica, com a missão de promover o bem-estar das pessoas em situação de vulnerabilidade, por meio da nutrição adequada e do trabalho digno, como elementos essenciais para o envelhecimento ativo e saudável. Busca promover também a inclusão das pessoas idosas e o exercício de seus direitos nos diversos espaços sociais.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Pesquisa de desafios, realidades e propostas sobre velhice e envelhecimento na República Dominicana; relatório da pesquisa, incluindo o tema da percepção de envelhecimento e velhice em pessoas idosas.

Objetivo institucional: A Fundação NTD é uma organização sem fins lucrativos, legalmente constituída em 24 de maio de 2010. No seu início, concentrou-se em trabalhar em lares de idosos públicos. Hoje, junto às comunidades, desenvolve projetos sustentáveis que contribuam para melhorar a situação socioeconomica destes territórios. Sua missão é promover o bem-estar das pessoas em situação de vulnerabilidade, promovendo a boa nutrição e o trabalho digno como elementos essenciais para o envelhecimento ativo e saudável.

Cidade: Los Alcarrizos

Site: http://www.fundacionntdingredientes.org/

Contato: fundacion@ntdingredientes.com

Diretora: Sandra Aponte

El Club de la Porota

https://elclubdelaporota.com.ar/

O que é? Movimento coletivo de combate a toda e qualquer forma de discriminação baseada na idade de uma pessoa.

O que vamos encontrar? Depoimentos, entrevistas, debates, manifestações de repúdio ao idadismo. Guia de boas práticas de combate ao etarismo: https://aba.com.br/wp-content/uploads/2021/10/GuiaCombate-Etarismo-ABA1.pdf

Objetivos: Tornar conhecido o preconceito etário – contra
qualquer idade – e dar visibilidade à exclusão social e perda de qualidade de vida gerada por ele. Fomentamos a busca por formas de desconstruir o preconceito etário e mudar esta realidade no Brasil.

Contato: linkedin.com/in/marilia-vieira-sanches-2b478b35

EUA

IHI - Institute for
Healthcare Improvement

Organização Internacional

Objetivo institucional: No âmbito da América Latina está desenvolvendo ações com as partes interessadas do setor de saúde, incluindo estudantes a líderes seniores, para promover melhorias em segurança e qualidade para lidar com as lacunas de saúde e cuidados de saúde existentes

Cidade: Boston

Site: http://www.ihi.org/

Contato: info@ihi.org

http://www.ihi.org/about/Pages/IHISeniorFellows.aspx

John A. Hartford Foundation

Organização Internacional

Objetivo institucional: Dedicada a melhorar o atendimento a idosos e Inovações e financiamento de especialistas no atendimento a idosos.

Cidade: New York

Site: https://www.johnahartford.org/

Contato: https://www.johnahartford.org/contact/

https://www.johnahartford.org/about/staff

Brasil

NEDIPED - Núcleo Especializado
dos Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência

Órgão da Defensoria Pública do Estado de São Paulo

Órgão da Defensoria Pública do Estado de São Paulo que cuida da efetivação dos direitos das pessoas com 60 anos ou mais e das pessoas com deficiência em âmbito coletivo, com destaque aos direitos previstos no Estatuto do Idoso (Lei Federal 10.741/2003).

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Boletins e cartilhas informativas sobre direitos, com destaque para uma cartilha desenvolvida pela equipe de estágio da graduação em Gerontologia da Universidade de São Paulo (turma de 2020), sobre os diversos tipos de violência praticada contra a pessoa idosa, dentre os quais se inclui a discriminação.

Objetivo institucional: Efetivação dos direitos das pessoas com 60 anos ou mais e das pessoas com deficiência, com destaque aos direitos previstos no Estatuto do Idoso (Lei Federal 10.741/2003)

Cidade: São Paulo

Site: https://www.defensoria.sp.def.br/dpesp/Default.aspx?idPagina=3343

Contato: idosoepcd@defensoria.sp.def.br | (11) 99965-6036

Defensora Pública Coordenadora: Renata Flores Tibyriçá

EDEPE - Escola da
Defensoria Pùblica do Estado de São Paulo

Órgão da Defensoria Pública do Estado de São Paulo

Promove e executa projetos da educação em direitos, por meio de diferentes veículos de comunicação e representa uma ferramenta de transformação social ao informar, conscientizar e motivar as pessoas e grupos em vulnerabilidade, sobre seus direitos e garantias fundamentais.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Cursos online, sobre direitos e outras temáticas, incluindo alguns específicos da área do envelhecimento, como uma live que aborda a proposta recusada de inclusão do termo “velhice” como sintoma na CID-11 (edição vigente da Classificação Internacional de Doenças) e um evento que trata da violência contra a pessoa idosa como uma manifestação do idadismo.

Objetivo institucional: Promover e executar projetos da educação em direitos, enquanto ferramenta para a transformação social, no âmbito da atribuição institucional de informar, conscientizar e motivar a população carente, inclusive por intermédio dos diferentes meios de comunicação, a respeito de seus direitos e garantias fundamentais.

Cidade: São Paulo

Site: https://www.defensoria.sp.def.br/dpesp/Default.aspx?idPagina=2825

Contato: escola@defensoria.sp.gov.br | (11) 3105-0919 Ramal 413

Diretor da EDEPE: Guilherme Krahenbuhl Silveira Fontes Piccina

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

Empresa controlada pelo Governo do Estado de SP

Empresa do setor de transporte urbano na cidade de São Paulo.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Programa Metrô Social, para parcerias com universidades, associações sem fins lucrativos, hospitais e órgãos públicos, com o intuito de promover ações sociais e difundir campanhas de combate ao idadismo, como uma iniciativa em conjunto com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, a USP60+ e organizações parceiras, por meio da qual foi realizada uma jornada que abordou o envelhecimento humano no cotidiano marcado pela pandemia.

Objetivo institucional: Transporte urbano. Parcerias com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, USP60+ e outros parceiros OSC para difundir campanhas de combate ao idadismo, como a #soumaissessenta. O PROGRAMA METRÔ SOCIAL é voltado à oferta de ações sociais por meio de parcerias com OSC, universidades, associações sem fins lucrativos, hospitais, prefeituras e outros órgãos públicos das três esferas.

Cidade: São Paulo

Site: http://www.metro.sp.gov.br/metro/institucional/metro-social/index.aspx

Contato: metrosocial@metrosp.com.br

André: 3291-7875 | Luiz: 11-99728-0668 | Vanessa: 3291- 9816 | Aclauri: 97100-1361 | Camila: 3291-9810

EDEPE - Escola da
Defensoria Pùblica do Estado de São Paulo

Órgão da Defensoria Pública do Estado de São Paulo

Promove e executa projetos da educação em direitos, por meio de diferentes veículos de comunicação e representa uma ferramenta de transformação social ao informar, conscientizar e motivar as pessoas e grupos em vulnerabilidade, sobre seus direitos e garantias fundamentais.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Cursos online, sobre direitos e outras temáticas, incluindo alguns específicos da área do envelhecimento, como uma live que aborda a proposta recusada de inclusão do termo “velhice” como sintoma na CID-11 (edição vigente da Classificação Internacional de Doenças) e um evento que trata da violência contra a pessoa idosa como uma manifestação do idadismo.

Objetivo institucional: Promover e executar projetos da educação em direitos, enquanto ferramenta para a transformação social, no âmbito da atribuição institucional de informar, conscientizar e motivar a população carente, inclusive por intermédio dos diferentes meios de comunicação, a respeito de seus direitos e garantias fundamentais.

Cidade: São Paulo

Site: https://www.defensoria.sp.def.br/dpesp/Default.aspx?idPagina=2825

Contato: escola@defensoria.sp.gov.br | (11) 3105-0919 Ramal 413

Diretor da EDEPE: Guilherme Krahenbuhl Silveira Fontes Piccina