Ação conjunta
DANONE e ILC-BR
para apoiar o cuidado
do maior patrimônio
da nossa história:
as pessoas idosas!
Centro de Envejecimiento Activo y Longevidad (CEAL)
O Centro é uma unidade acadêmica interdisciplinar, aberta e plural de produção e troca de conhecimento, divulgação, ensino e extensão, que busca, dentre outros objetivos, desenvolver essas atividades na área do envelhecimento e longevidade no país e no exterior, bem como fornecer insumos para a formulação de programas, serviços e políticas baseadas em evidências, voltados para aspectos sociais e de saúde das pessoas idosas.
Cidade: Buenos Aires
Tem como objetivo produzir conhecimento voltado à compreensão do envelhecimento humano e da longevidade das populações. A partir de pesquisa, ensino, assistência técnica e consultoria, as equipes profissionais estão comprometidas em melhorar a qualidade de vida e o cuidado das pessoas idosas dentro de uma sociedade inclusiva sem discriminação.
Cidade: Buenos Aires
Unidade: Sociedad y Vida Contemporánea
Programa Envejecimiento
Dentre as atividades do programa, inclui-se a cooperação técnica, cujo objetivo é a formação focada em desenvolver ações e serviços em prol da pessoa idosa, prestando assistência técnica à comunidade e a instituições nacionais e internacionais.
Cidade: Buenos Aires
Site: https://www.flacso.org.ar/institucional/ programas/programa-de-envejecimiento/
Escuela de Posgrado
Especialização em Envelhecimento Ativo e Saudável das Pessoas Idosas
O programa propõe o estudo dos fenômenos ligados ao envelhecimento numa perspetiva multidisciplinar, a promoção do respeito pelos direitos das pessoas idosas e de uma visão positiva de suas capacidades, bem como o desenvolvimento de alternativas de intervenção direcionadas ao envelhecimento ativo e saudável nos diferentes níveis preventivos, assistenciais e sociocomunitários.
Cidade: Buenos Aires
Facultad de Humanidades, Ciencias Sociales y Empresariales
Graduação em Gerontologia
Especialização em Gerontologia Social
Doutorado em Pesquisa Gerontológica
A instituição visa a uma formação que busca promover a organização de programas e projetos de ascensão e reabilitação social para pessoas idosas, estimular a elaboração de políticas sócio-sanitárias dirigidas à velhice, desenvolver o reconhecimento das novas relações e laços familiares e sociais, bem como a identificar o impacto nos aspectos sociais, laborais, de saúde e econômicos. Visa também à formação de professores para serem transmissores de uma visão sem preconceitos, integradora e ativa das pessoas idosas na sociedade.
Cidade: Buenos Aires
Sites:
– Graduação: https://www.maimonides.edu/carreras/ gerontologia-a-distancia/
– Especialização: https://www.maimonides.edu/carreras/ gerontologia-social/
– Doutorado: https://www.maimonides.edu/carreras/ investigacion-gerontologica/
Facultad de Ciencias de la Salud
Graduação em Gerontologia
Dentre os propósitos da formação multidisciplinar do curso constam a elaboração de políticas sociais voltadas para o envelhecimento da população e o assessoramento em políticas públicas.
Cidade: Santa Fé
Site: https://www.ucsf.edu.ar/carreras/licenciatura-en-gerontologia/
Programa Adulto Mayor
Pós-graduação em Gerontologia Social
O programa propõe a construção de conhecimentos e competências sobre questões relacionadas à velhice e ao envelhecimento, bem como de instrumentos teórico-práticos de intervenção junto às pessoas idosas no domínio social, de forma a melhorar sua qualidade de vida.
Cidade: Santiago
Site: http://adultomayor.uc.cl/40740-ficha-diplomado-en-gerontologia-social
Rede virtual
Rede virtual de comunicação entre profissionais, agentes comunitários, organizações não governamentais e sociedade civil que atuam a favor da pessoa idosa na América Latina e Caribe.
Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Notícias, divulgação de estudos, eventos em temas como políticas e direitos, envelhecimento e velhice, relações intergeracionais, comunicação e envelhecimento, gênero e envelhecimento.
Objetivo institucional: Rede virtual de comunicação entre profissionais, agentes comunitários, organizações não governamentais e sociedade civil que atuam a favor da pessoa idosa nos diversos países e localidades da América Latina e do Caribe. Tem por objetivo ser um elo entre la teoria gerontológica atualizada e aplicacada a diferentes realidades, bem como fomentar o intercâmbio e a participação ativa dos interessados e ser um centro de referência, de capacitação, formação e contato.
Cidade: Santiago
Site: https://www.gerontologia.org/portal/index.php
Contato: ximenaromero@gerontologia.org | mariliafelicio@yahoo.como.br
Chile: Ximena Romero (Coordenadora) | Brasil: Marília Cecilia Felício Fragoso
Facultad de Ciencias de la Salud
Graduação em Gerontologia
A instituição visa à formação voltada à: constituição de organizações cívicas e políticas em prol do pleno conhecimento dos direitos de todos e especialmente das pessoas idosas; promoção do desenvolvimento de todo o potencial das pessoas idosas por meio de processos de participação social e cidadã; concepção de espaços intergeracionais de convivência para o reconhecimento do outro e respeito às diferenças; e, nos novos cenários de comunicação e tecnologia, promoção do respeito à dignidade da pessoa idosa e sua participação em busca de uma sociedade para todas as idades.
Cidade: Armênia
Site: https://www.uniquindio.edu.co/programas/publicaciones/315/gerontologia/
Facultad de Ciencias de la Salud
Graduação em Gerontologia
O programa da instituição tem foco na formação voltada à implementação de planos e atividades socioculturais e intergeracionais, de saúde, produtividade e socioeducativas que promovam o envelhecimento ativo, a qualidade de vida, a participação e o empoderamento das pessoas idosas no seu meio sociofamiliar e visa à geração de uma mudança de atitude na população em geral no sentido de promover uma cultura de envelhecimento que contribua para a modificação de estereótipos e mitos relacionados ao processo de envelhecimento e à velhice.
Cidade: Rionegro
Site: https://www.uco.edu.co/salud/gerontologia/Paginas/default.aspx
Dedicado ao ensino, pesquisa e promoção dos direitos humanos, tem como uma das prioridades a temática da valorização das diversidades, com proposta de medidas de ação afirmativa e implantação de uma cultura e práticas institucionais que favoreçam os indivíduos e as coletividades excluídas para promover sua atuação política, legal, educativa, econômica, entre outras, com a eliminação de padrões e práticas discriminatórias, sugerindo não apenas o respeito pelas diferenças, mas o reconhecimento e acolhimento da diversidade nos sistemas democráticos
Cidade: San José
Site: https://www.iidh.ed.cr/
https://elclubdelaporota.com.ar/
O que é? Movimento coletivo de combate a toda e qualquer forma de discriminação baseada na idade de uma pessoa.
O que vamos encontrar? Depoimentos, entrevistas, debates, manifestações de repúdio ao idadismo. Guia de boas práticas de combate ao etarismo: https://aba.com.br/wp-content/uploads/2021/10/GuiaCombate-Etarismo-ABA1.pdf
Objetivos: Tornar conhecido o preconceito etário – contra
qualquer idade – e dar visibilidade à exclusão social e perda de qualidade de vida gerada por ele. Fomentamos a busca por formas de desconstruir o preconceito etário e mudar esta realidade no Brasil.
Curso Superior de Tecnologia em Atenção Integral a Pessoas Idosas
O instituto visa à formação com foco na promoção de um envelhecimento saudável, uma longevidade funcional e uma maior qualidade de vida, bem como na expansão da educação sobre o envelhecimento da população.
Cidade: Guayaquil
https://elclubdelaporota.com.ar/
O que é? Movimento coletivo de combate a toda e qualquer forma de discriminação baseada na idade de uma pessoa.
O que vamos encontrar? Depoimentos, entrevistas, debates, manifestações de repúdio ao idadismo. Guia de boas práticas de combate ao etarismo: https://aba.com.br/wp-content/uploads/2021/10/GuiaCombate-Etarismo-ABA1.pdf
Objetivos: Tornar conhecido o preconceito etário – contra
qualquer idade – e dar visibilidade à exclusão social e perda de qualidade de vida gerada por ele. Fomentamos a busca por formas de desconstruir o preconceito etário e mudar esta realidade no Brasil.
Graduação em Gerontologia
A instituição visa à formação focada na promoção de uma melhor qualidade de vida por meio da identificação sistemática dos problemas que costumam acometer as pessoas idosas. Propõe também o desenvolvimento de intervenções educativas de forma pessoal, grupal e comunitária e valoriza o compromisso bioético, social e humanístico.
Cidade: Ciudad Juárez
Graduação em Gerontologia
Dentre seus propósitos, a instituição visa à formação com foco no estudo do processo de envelhecimento considerando os aspectos biológicos, psicológicos, espirituais e sociais, com a valorização dos princípios bioéticos, a atenção às necessidades das pessoas idosas nas diferentes camadas sociais e o respeito à sua autonomia, crenças e valores culturais.
Cidade: Cidade do México – Ocoyoacac
Graduação em Gerontologia
A proposta de formação da instituição enaltece a ética e valoriza a atenção às necessidades sociais, emocionais, de saúde, educacionais, ambientais, econômicas e jurídicas das pessoas idosas, bem como o desenvolvimento de ações voltadas para uma velhice digna, participativa e saudável.
Cidade: Cidade do México – Ecatepec de Morelos
Site: https://uneve.edu.mx/oferta_educativaz/ gerontologia.php
Facultad de Estudios Superiores de Zaragoza
Graduação em Desenvolvimento Comunitário para o Envelhecimento
Técnico-profissional em Cuidados Gerontológicos
A instituição foca na formação ética, crítica e reflexiva, sob a perspectiva interdisciplinar, intercultural e de gênero, voltada à construção de ações sociais em termos de desenvolvimento comunitário, envelhecimento saudável, gestão social e educação, para potencializar as capacidades das pessoas ao longo do processo de envelhecimento, favorecer a inclusão das pessoas idosas na sociedade e atender às necessidades demandadas por essa parcela da população em diferentes contextos.
Cidade: Zaragoza
Site:https://www.zaragoza.unam.mx/ informacion-general-desarrollo-comunitario-para-el-envejecimiento/
Associação civil
Promove o desenvolvimento de pesquisas sobre velhice, autonomia pessoal e envelhecimento.
Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Realiza eventos com abordagem de direitos das pessoas idosas e divulga em redes sociais notícias relacionadas à temática.
Objetivo institucional: Promover o desenvolvimento da pesquisa sobre velhice, autonomia pessoal e envelhecimento
Cidade: Assunção
Site: https://www.facebook.com/cepecodev/
Contato: cepecodev@gmail.com
Presidente: Jorge Quintás
https://elclubdelaporota.com.ar/
O que é? Movimento coletivo de combate a toda e qualquer forma de discriminação baseada na idade de uma pessoa.
O que vamos encontrar? Depoimentos, entrevistas, debates, manifestações de repúdio ao idadismo. Guia de boas práticas de combate ao etarismo: https://aba.com.br/wp-content/uploads/2021/10/GuiaCombate-Etarismo-ABA1.pdf
Objetivos: Tornar conhecido o preconceito etário – contra
qualquer idade – e dar visibilidade à exclusão social e perda de qualidade de vida gerada por ele. Fomentamos a busca por formas de desconstruir o preconceito etário e mudar esta realidade no Brasil.
A instituição tem foco na formação pautada pela atenção às demandas sociais das pessoas idosas, pelo altruísmo e por valores humanistas. Possui convênios com instituições públicas e privadas e parcerias com outras universidades latino-americanas.
Cidade: Lima
https://elclubdelaporota.com.ar/
O que é? Movimento coletivo de combate a toda e qualquer forma de discriminação baseada na idade de uma pessoa.
O que vamos encontrar? Depoimentos, entrevistas, debates, manifestações de repúdio ao idadismo. Guia de boas práticas de combate ao etarismo: https://aba.com.br/wp-content/uploads/2021/10/GuiaCombate-Etarismo-ABA1.pdf
Objetivos: Tornar conhecido o preconceito etário – contra
qualquer idade – e dar visibilidade à exclusão social e perda de qualidade de vida gerada por ele. Fomentamos a busca por formas de desconstruir o preconceito etário e mudar esta realidade no Brasil.
Escola de Ciências Sociais e Humanas
Centro de Investigação e de Intervenção Social
Propõe integrar a pesquisa ao ensino em todos os níveis de formação e busca, entre outros propósitos, desenvolver intervenções e apoiar políticas públicas ancoradas na ciência, em áreas como: Ambiente, Qualidade de Vida e Cidadania; e Relações intergrupais e Identidade. Conta entre seus pesquisadores com a Profa. Dra. Sibila Marques, membro do Eurage, um grupo internacional de pesquisadores especializados em idadismo, atitudes em relação à idade e comparações interculturais.
Cidade: Lisboa
Escola Superior de Educação de Coimbra
Graduação e Mestrado em Gerontologia Social
A instituição foca na formação multidisciplinar sobre o processo de envelhecimento, fomentando a construção de ambientes sociais positivos através do desenho e implementação de ações de desenvolvimento institucional e comunitário com e para as pessoas idosas e de projetos que promovam oportunidades de aprendizagem ao longo da vida e de relações intergeracionais, com vista ao seu desenvolvimento pessoal, inclusão social e qualidade de vida.
Cidade: Coimbra
Site: https://www.ipc.pt/ipc/oferta-formativa/licenciatura-em-gerontologia-social/
https://www.ipc.pt/ipc/oferta-formativa/mestrado-em-gerontologia-social/
Escola Superior de Educação de Viseu
Pós graduação em Intervenção Psicossocial com Pessoas Idosas
A escola propõe uma formação voltada ao desenvolvimento de projetos de intervenção psicossocial fundamentada na promoção do envelhecimento positivo, ativo, saudável e bem-sucedido. A proposta também busca desenvolver uma cultura de aprendizagem direcionada para a promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida das pessoas idosas, aos níveis pessoal, familiar, comunitário e institucional, bem como promover o trabalho em rede e em equipes multidisciplinares sustentado em políticas de qualidade e humanização dos serviços.
Cidade: Viseu
Site: https://www.esev.ipv.pt/Cursos/apresentacao.aspx?value=45
A instituição foca na formação multidisciplinar sobre o processo de envelhecimento, fomentando a construção de ambientes sociais positivos através do desenho e implementação de ações de desenvolvimento institucional e comunitário com e para as pessoas idosas e de projetos que promovam oportunidades de aprendizagem ao longo da vida e de relações intergeracionais, com vista ao seu desenvolvimento pessoal, inclusão social e qualidade de vida.
Unidade: Escola Superior de Educação de Coimbra
Departamento/Curso: Graduação e Mestrado em Gerontologia Social
Cidade: Coimbra
Site: https://www.ipc.pt/ipc/oferta-formativa/licenciatura-em-gerontologia-social/
https://www.ipc.pt/ipc/oferta-formativa/mestrado-em-gerontologia-social/
Contato: fdmarques@esec.pt
Diretora do Curso: Filipa Daniela Correia Marques
Organização social
Desenvolve projetos sustentáveis junto às comunidades, que contribuam para melhorar sua situação socioeconômica, com a missão de promover o bem-estar das pessoas em situação de vulnerabilidade, por meio da nutrição adequada e do trabalho digno, como elementos essenciais para o envelhecimento ativo e saudável. Busca promover também a inclusão das pessoas idosas e o exercício de seus direitos nos diversos espaços sociais.
Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Pesquisa de desafios, realidades e propostas sobre velhice e envelhecimento na República Dominicana; relatório da pesquisa, incluindo o tema da percepção de envelhecimento e velhice em pessoas idosas.
Objetivo institucional: A Fundação NTD é uma organização sem fins lucrativos, legalmente constituída em 24 de maio de 2010. No seu início, concentrou-se em trabalhar em lares de idosos públicos. Hoje, junto às comunidades, desenvolve projetos sustentáveis que contribuam para melhorar a situação socioeconomica destes territórios. Sua missão é promover o bem-estar das pessoas em situação de vulnerabilidade, promovendo a boa nutrição e o trabalho digno como elementos essenciais para o envelhecimento ativo e saudável.
Cidade: Los Alcarrizos
Site: http://www.fundacionntdingredientes.org/
Contato: fundacion@ntdingredientes.com
Diretora: Sandra Aponte
https://elclubdelaporota.com.ar/
O que é? Movimento coletivo de combate a toda e qualquer forma de discriminação baseada na idade de uma pessoa.
O que vamos encontrar? Depoimentos, entrevistas, debates, manifestações de repúdio ao idadismo. Guia de boas práticas de combate ao etarismo: https://aba.com.br/wp-content/uploads/2021/10/GuiaCombate-Etarismo-ABA1.pdf
Objetivos: Tornar conhecido o preconceito etário – contra
qualquer idade – e dar visibilidade à exclusão social e perda de qualidade de vida gerada por ele. Fomentamos a busca por formas de desconstruir o preconceito etário e mudar esta realidade no Brasil.
Organização Internacional
Objetivo institucional: No âmbito da América Latina está desenvolvendo ações com as partes interessadas do setor de saúde, incluindo estudantes a líderes seniores, para promover melhorias em segurança e qualidade para lidar com as lacunas de saúde e cuidados de saúde existentes
Cidade: Boston
Site: http://www.ihi.org/
Contato: info@ihi.org
Organização Internacional
Objetivo institucional: Dedicada a melhorar o atendimento a idosos e Inovações e financiamento de especialistas no atendimento a idosos.
Cidade: New York
Site: https://www.johnahartford.org/
Campus de Sant Joan de Déu
Mestrado em Estudos Avançados em Exclusão Social
O programa tem como proposta: o estudo de discursos sobre inclusão/exclusão social e as tensões, dilemas e inovações da intervenção social; a análise do impacto das políticas públicas e dos marcos institucionais na prática profissional, proporcionando uma visão global e preventiva das situações de exclusão e dos seus efeitos sobre os sujeitos; e a promoção de pesquisas e práticas sociais especializadas que possam responder às necessidades e direitos básicos das pessoas em situação de exclusão social no contexto
atual.
Cidade: Barcelona
Site:https://www.santjoandedeu.edu.es/ files/master_exclusio_social_catala.pdf
Mestrado em Gerontologia e Cuidado Centrado na Pessoa
A formação do programa segue um modelo que se baseia no reconhecimento do valor da pessoa, de seus direitos e sua singularidade, de forma a potencializar sua autonomia e autodeterminação, incentivando o desenvolvimento de suas próprias capacidades em benefício de sua qualidade de vida.
Cidade: Valência
Campus Taguatinga
Mestrado e Doutorado em Gerontologia
A formação do programa visa a responder aos desafios sociais, econômicos e sistêmicos impostos pelo acelerado processo de envelhecimento da população no século XXI, bem como a proporcionar assistência e orientação ao longo do envelhecimento e na velhice e a conectar ações e conhecimentos relacionados às dimensões físicas, biológicas, psicológicas, sociais e culturais do envelhecimento e da pessoa idosa.
Cidade: Brasília – DF
Site: https://ucb.catolica.edu.br/portal/curso/ gerontologia/
Escola de Artes, Ciências e Humanidades
Bacharelado e Mestrado em Gerontologia
Estão presentes nos propósitos das formações da USP a redução de mitos e de visões estereotipadas sobre as pessoas mais velhas, a construção de conhecimentos sobre as políticas públicas de atenção à pessoa idosa, bem como a formulação de novas políticas e programas de atenção a esta população. Além disso, a instituição aborda o preparo e a educação da sociedade para enfrentar os desafios do envelhecimento populacional e para promover o envelhecimento bem-sucedido.
Cidade: São Paulo
Sites:
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Departamento de Gerontologia
O departamento tem foco em uma formação que visa ao atendimento às novas demandas decorrentes do envelhecimento populacional e possui articulação internacional por meio de parcerias universitárias com importantes centros de Gerontologia em Portugal, Inglaterra e Holanda.
Cidade: São Carlos
Faculdade de Ciências Médicas
Mestrado e Doutorado em Gerontologia
O programa oferece uma formação focada no trabalho com políticas públicas e o atendimento às pessoas idosas no âmbito da saúde, da promoção e da proteção social.
Cidade: Campinas