Primeiramente, o projeto Hospital Amigo do Idoso é baseado no relatório de Centros de Atenção Básica Amigos do Idoso, publicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2004, a primeira aplicação prática do Marco Político do Envelhecimento Ativo. Em [qual ano], estas ideias e conceitos foram aplicado ao contexto de hospitais e assim esse projeto foi criado. Ele se tornou um Programa Estadual em São Paulo, por iniciativa do Dr. Alexandre Kalache, responsável pela concepção deste projeto da OMS.
O projeto é baseado no conceito do envelhecimento ativo, desse modo, é definido como: processo de otimização das oportunidades de saúde, participação, aprendizagem ao longo da vida e segurança de forma a promover qualidade de vida à medida que se envelhece.
É fundamentado no conceito do envelhecimento ativo a fim de aprimorar a atenção à saúde de pacientes idosos internados. Assim como o projeto “Cidade Amiga do Idoso” usa uma abordagem de baixo para cima, este projeto também enfatiza a participação e o protagonismo do idoso.