ILC Brazil

Ação conjunta
DANONE e ILC-BR

para apoiar o cuidado
do maior patrimônio
da nossa história:

as pessoas idosas!

Empresas

Brasil

Espanha

México

Argentina

PAMI/INSSJP - Programa de Asistencia Médica Integral do Instituto Nacional de Servicios Sociales para Jubilados y Pensionados

Organização governamental – Programa social para aposentados e pensionistas

Disponibiliza informações atualizadas sobre saúde e serviços aos aposentados e pensionistas afiliados e à sociedade como um todo.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Atividades e programas preventivos de promoção da saúde e cuidados para as pessoas idosas; campanhas e informativos audiovisuais em suas redes sociais sobre temas de interesse às pessoas idosas, tendo abordado o idadismo em um de seus vídeos.

Objetivo institucional: O PAMI oferece assistência médica integral às pessoas idosas, com ações de promoção de uma vida ativa e saudável. O PAMI é um programa do INSSJP- Instituto Nacional de Servicios Sociales para Jubilados y Pensionados, que disponibiliza informações atualizadas sobre saúde e serviços aos afiliados e à sociedade como um todo.

Site: INSSJP – Instituto Nacional de Servicios Sociales para Jubilados y Pensionados (pami.org.ar)

Contato: prensa@pami.org.ar  

Luana Volnovich      

DINAPAM - Direção Nacional
de Políticas para Idosos

Organização governamental

Programa governamental da Secretaria Nacional da Criança, do Adolescente e da Família, que promove iniciativas em âmbito nacional para garantir os direitos, fortalecer a autonomia e promover o cuidado da pessoa idosa.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Programa realizado no âmbito do Conselho Federal da Pessoa Idosa, que promove oficinas e cursos para que pessoas idosas participem de atividades comunitárias e compartilhem suas experiências e saberes com pessoas mais jovens, criando espaços para trocas intergeracionais.

Objetivo institucional: Programa governamental de abrangência nacional para garantir os direitos do idoso, fortalecer sua autonomia e promover o bom tratamento.

Cidade: Buenos Aires

Site: Personas Mayores | Argentina.gob.ar

Contato: dnpam@senaf.gob.ar

Chile

Servicio Nacional
del Adulto Mayor (SENAMA)

Serviço público

Busca contribuir para uma mudança cultural em torno da velhice e do envelhecimento, reconhecendo as pessoas idosas na perspectiva de direitos e proporcionando garantias efetivas para seu exercício.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Programas e benefícios com propósitos variados, com destaque para a prevenção e combate à violência, para o fortalecimento da identidade, da autonomia e do senso de pertencimento da pessoa idosa e para a solidariedade intergeracional; repositório de estudos, documentos e publicações de interesse para a gerontologia, dentre eles material que aborda pontos referentes ao idadismo e seu combate.

Objetivo institucional: É um serviço funcionalmente descentralizado, com personalidade jurídica e seus próprios bens, sujeito à supervigilância do Presidente da República por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e família. Um dos objetivos é “Contribuir para uma mudança cultural em torno da velhice e do envelhecimento, reconhecendo os idosos na perspectiva de direitos e proporcionando garantias efetivas para seu exercício”

Cidade: Santiago

Site: SENAMA | Servicio Nacional del Adulto Mayor

Contato: 800 400 035

Red Latinoamericana
de Gerontología (RLG)

Rede virtual

Rede virtual de comunicação entre profissionais, agentes comunitários, organizações não governamentais e sociedade civil que atuam a favor da pessoa idosa na América Latina e Caribe.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Notícias, divulgação de estudos, eventos em temas como políticas e direitos, envelhecimento e velhice, relações intergeracionais, comunicação e envelhecimento, gênero e envelhecimento.

Objetivo institucional: Rede virtual de comunicação entre profissionais, agentes comunitários, organizações não governamentais e sociedade civil que atuam a favor da pessoa idosa nos diversos países e localidades da América Latina e do Caribe. Tem por objetivo ser um elo entre la teoria gerontológica atualizada e aplicacada a diferentes realidades, bem como fomentar o intercâmbio e a participação ativa dos interessados e ser um centro de referência, de capacitação, formação e contato.

Cidade: Santiago

Site: https://www.gerontologia.org/portal/index.php

Contato: ximenaromero@gerontologia.org | mariliafelicio@yahoo.como.br

Chile:  Ximena Romero (Coordenadora) | Brasil: Marília Cecilia Felício Fragoso

ESPANHA

QMayor Magazine

Revista temática

Revista temática com assuntos e notícias da atualidade, cultura e informações da área da Gerontologia e Geriatria, incluindo divulgação de eventos sobre saúde, alimentação e serviços de interesse para o público idoso, além de campanhas de conscientização sobre questões referentes ao idadismo.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Espaço de denúncias de discriminação cotidiana por idade; seção sobre intergeracionalidade, que divulga projetos e ações concretas para a interação entre gerações, e um guia básico para uma comunicação não idadista.

Objetivo institucional: Temas para pessoas idosas e notícias sobre o envelhecimento

Podcasts, matérias informativas e divulgação de eventos sobre saúde, alimentação e serviços de interesse para o público idoso, além de campanhas de conscientização sobre questões etaristas

Divulgação de noticias da atualidade, cultura e informações em temas da geriatria e gerontologia.

Cidade: Pamplona

Site: https://www.qmayor.com/

Contato: Formulário de contato: https://www.qmayor.com/contacto-2/

Correio eletrônico: info@qmayor.com

Riicotec - Red Intergubernamental Iberoamericana de Cooperación Técnica

Organização Ibero-americana

Estrutura de cooperação técnica para o desenvolvimento de políticas abrangentes voltadas para pessoas idosas e pessoas com deficiência, entre os países que compõem a Comunidade Ibero-Americana. Representa uma das ações de cooperação internacional do Imserso.

Objetivo institucional: Rede de cooperação que objetiva favorecer o desenvolvimento de suas políticas integrais por meio do intercâmbio de experiências e da colaboração mútua. É mantida por meio das contribuições e dos compromissos que os diferentes países contraem ao ingressar na Rede.

Cidade: Madrid

Site: Riicotec. Red Intergubernamental Iberoamericana de Cooperación Técnica :: Inicio (imserso.es)

Contato: Ana.lucia@mdh.gov.br

Representante no Brasil/ Vocalia Cono Sur: Ana Lucía Da Silva

México

Canitas

Plataforma virtual

Portal de serviços, informações, campanhas e notícias de interesse das pessoas idosas e familiares. Contém artigos relevantes, guias e informativos relacionados ao envelhecimento e à velhice.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Guia com conceitos, características, formas de combate, indicações de literatura e de órgãos públicos que acolhem denúnicas de discriminação e que oferecem proteção aos direitos humanos no país.

Objetivo institucional: Portal de serviços, informações, campanhas e notícias de interesse das pessoas idosas. O portal contém artigos relevantes, guias e todo tipo de informação relacionada à velhice.

Objetivo: Concentrar em um único portal os serviços em saúde, lazer, habitação, finanças e trâmites jurídicos para idosos.

Site: Actividades para Adultos Mayores | Servicios, Ayudas y Consejos | Canitas

Contato: hola@canitas.mx 

El Club de la Porota

https://elclubdelaporota.com.ar/

O que é? Movimento coletivo de combate a toda e qualquer forma de discriminação baseada na idade de uma pessoa.

O que vamos encontrar? Depoimentos, entrevistas, debates, manifestações de repúdio ao idadismo. Guia de boas práticas de combate ao etarismo: https://aba.com.br/wp-content/uploads/2021/10/GuiaCombate-Etarismo-ABA1.pdf

Objetivos: Tornar conhecido o preconceito etário – contra
qualquer idade – e dar visibilidade à exclusão social e perda de qualidade de vida gerada por ele. Fomentamos a busca por formas de desconstruir o preconceito etário e mudar esta realidade no Brasil.

Contato: linkedin.com/in/marilia-vieira-sanches-2b478b35

Paraguai

Instituto de Assistência Social - Diretoria de Idosos

Instituição pública

Órgão nacional de gestão do bem-estar social das pessoas idosas, responsável por elaborar e fazer cumprir as políticas de atenção integral, zelando pelo respeito aos seus direitos, promoção de seus valores e melhoria da qualidade de vida.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Programa de desenvolvimento comunitário que busca promover o desenvolvimento de políticas locais que favoreçam a melhoria da qualidade e das condições de vida das pessoas idosas; programa que promove atividades de divulgação, sensibilização, aconselhamento e formação de recursos humanos; e a formação em Gerontologia e recursos humanos como cuidadores formais e domiciliários.

Objetivo institucional: Garantir o bem-estar social das pessoas em situação de vulnerabilidade (infância, família, idosos, pessoas com deficiência, sexo com abordagem jurídica). O compromisso de contribuir para a melhoria da qualidade e padrão de vida dos Idosos, de toda a sociedade e através de todos os serviços, uma gestão social integral, bem como regular e fazer cumprir as Leis que os protegem, garantindo a gratuidade. E o tratamento humano, no âmbito do direito e da saúde com equidade, partindo da universalidade, integridade, equidade e participação, pertence à Diretoria de Idosos, órgão nacional de gestão deste grupo etário.

Cidade: Asunción

Site: Diretoria de Idosos (mspbs.gov.py)

Contato: (021) 228-918

El Club de la Porota

https://elclubdelaporota.com.ar/

O que é? Movimento coletivo de combate a toda e qualquer forma de discriminação baseada na idade de uma pessoa.

O que vamos encontrar? Depoimentos, entrevistas, debates, manifestações de repúdio ao idadismo. Guia de boas práticas de combate ao etarismo: https://aba.com.br/wp-content/uploads/2021/10/GuiaCombate-Etarismo-ABA1.pdf

Objetivos: Tornar conhecido o preconceito etário – contra
qualquer idade – e dar visibilidade à exclusão social e perda de qualidade de vida gerada por ele. Fomentamos a busca por formas de desconstruir o preconceito etário e mudar esta realidade no Brasil.

Contato: linkedin.com/in/marilia-vieira-sanches-2b478b35

Paraguai

Centro Paraguayo
De Estudios Sobre Envejecimiento Y Vejez - Cepecodev

Associação civil

Promove o desenvolvimento de pesquisas sobre velhice, autonomia pessoal e envelhecimento. 

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Realiza eventos com abordagem de direitos das pessoas idosas e divulga em redes sociais notícias relacionadas à temática.

Objetivo institucional: Promover o desenvolvimento da pesquisa sobre velhice, autonomia pessoal e envelhecimento

Cidade: Assunção

Site: https://www.facebook.com/cepecodev/

Contato: cepecodev@gmail.com

Presidente: Jorge Quintás

El Club de la Porota

https://elclubdelaporota.com.ar/

O que é? Movimento coletivo de combate a toda e qualquer forma de discriminação baseada na idade de uma pessoa.

O que vamos encontrar? Depoimentos, entrevistas, debates, manifestações de repúdio ao idadismo. Guia de boas práticas de combate ao etarismo: https://aba.com.br/wp-content/uploads/2021/10/GuiaCombate-Etarismo-ABA1.pdf

Objetivos: Tornar conhecido o preconceito etário – contra
qualquer idade – e dar visibilidade à exclusão social e perda de qualidade de vida gerada por ele. Fomentamos a busca por formas de desconstruir o preconceito etário e mudar esta realidade no Brasil.

Contato: linkedin.com/in/marilia-vieira-sanches-2b478b35

República Dominicana

CONAPE - Consejo Nacional
De La Persona Envejeciente

Instituição pública

Entidade que cuida dos direitos e bem estar das pessoas idosas, com foco em uma vida ativa, produtiva e participativa, com respeito à sua dignidade, liberdade, convivência familiar e comunitária, ao lazer, à cultura e à igualdade, por meio de serviços e programas de proteção, saúde, educação e cidadania.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Renovação do acordo de cooperação técnica com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para o fortalecimento dos serviços destinados à população idosa, com foco nos novos desafios do envelhecimento, especialmente agravados com a Covid-19, como a discriminação baseada na idade.

Objetivo institucional: Entidade criada por lei e responsável pelas políticas nacionais a favor dos idosos, fixando as bases institucionais e establecendo procedimentos de proteção integral aos idosos, seus direitos a uma vida ativa, produtiva e participativa, com respeito a sua dignidade, liberdade, convivência familiar e comunitária, ao lazer, à cultura e à igualdade.

Cidade: Santo Domingo

Site: https://www.conape.gob.do/index.cfm

Contato: info@conape.gob.do

Instituto Politécnico
de Coimbra

A instituição foca na formação multidisciplinar sobre o processo de envelhecimento, fomentando a construção de ambientes sociais positivos através do desenho e implementação de ações de desenvolvimento institucional e comunitário com e para as pessoas idosas e de projetos que promovam oportunidades de aprendizagem ao longo da vida e de relações intergeracionais, com vista ao seu desenvolvimento pessoal, inclusão social e qualidade de vida.

Unidade: Escola Superior de Educação de Coimbra

Departamento/Curso: Graduação e Mestrado em Gerontologia Social

Cidade: Coimbra

Site: https://www.ipc.pt/ipc/oferta-formativa/licenciatura-em-gerontologia-social/

https://www.ipc.pt/ipc/oferta-formativa/mestrado-em-gerontologia-social/

Contato: fdmarques@esec.pt

Diretora do Curso: Filipa Daniela Correia Marques

Uruguai

Ministerio de Desarollo Social/
Instituto Nacional de las Personas Mayores - Inmayores

Instituição pública

O Mides desenvolve políticas e ações na área do envelhecimento e velhice, por meio de programas do Sistema de Informação sobre Velhice e Envelhecimento (SIVE) e do Instituto Nacional das Pessoas Idosas (Inmayores), que contêm material de educação gerontológica, promoção de direitos humanos, cuidado e cidadania.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Repositório com estudos diversificados e relevantes, destacando-se publicações de diferentes instrumentos de proteção dos direitos humanos das pessoas idosas, como também trabalhos que abordam a desigualdade no envelhecimento no país e os direitos humanos das pessoas LGBT que envelhecem

Objetivo institucional: Promover políticas de desenvolvimento sustentável e atuação na área do envelhecimento, incluindo programas próprios do observatório social SIVE – Sistema de Información sobre Vejez y Envejecimiento e ações do Instituto Nacional de las Personas Mayores (Inmayores).

Cidade: Montevidéo

Site: https://www.gub.uy/ministerio-desarrollo-social/personas-mayores

Contato: informacion@mides.gub.uy

Instituto Politécnico
de Coimbra

A instituição foca na formação multidisciplinar sobre o processo de envelhecimento, fomentando a construção de ambientes sociais positivos através do desenho e implementação de ações de desenvolvimento institucional e comunitário com e para as pessoas idosas e de projetos que promovam oportunidades de aprendizagem ao longo da vida e de relações intergeracionais, com vista ao seu desenvolvimento pessoal, inclusão social e qualidade de vida.

Unidade: Escola Superior de Educação de Coimbra

Departamento/Curso: Graduação e Mestrado em Gerontologia Social

Cidade: Coimbra

Site: https://www.ipc.pt/ipc/oferta-formativa/licenciatura-em-gerontologia-social/

https://www.ipc.pt/ipc/oferta-formativa/mestrado-em-gerontologia-social/

Contato: fdmarques@esec.pt

Diretora do Curso: Filipa Daniela Correia Marques

República Dominicana

Fundacion NTD

Organização social

Desenvolve projetos sustentáveis junto às comunidades, que contribuam para melhorar sua situação socioeconômica, com a missão de promover o bem-estar das pessoas em situação de vulnerabilidade, por meio da nutrição adequada e do trabalho digno, como elementos essenciais para o envelhecimento ativo e saudável. Busca promover também a inclusão das pessoas idosas e o exercício de seus direitos nos diversos espaços sociais.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Pesquisa de desafios, realidades e propostas sobre velhice e envelhecimento na República Dominicana; relatório da pesquisa, incluindo o tema da percepção de envelhecimento e velhice em pessoas idosas.

Objetivo institucional: A Fundação NTD é uma organização sem fins lucrativos, legalmente constituída em 24 de maio de 2010. No seu início, concentrou-se em trabalhar em lares de idosos públicos. Hoje, junto às comunidades, desenvolve projetos sustentáveis que contribuam para melhorar a situação socioeconomica destes territórios. Sua missão é promover o bem-estar das pessoas em situação de vulnerabilidade, promovendo a boa nutrição e o trabalho digno como elementos essenciais para o envelhecimento ativo e saudável.

Cidade: Los Alcarrizos

Site: http://www.fundacionntdingredientes.org/

Contato: fundacion@ntdingredientes.com

Diretora: Sandra Aponte

El Club de la Porota

https://elclubdelaporota.com.ar/

O que é? Movimento coletivo de combate a toda e qualquer forma de discriminação baseada na idade de uma pessoa.

O que vamos encontrar? Depoimentos, entrevistas, debates, manifestações de repúdio ao idadismo. Guia de boas práticas de combate ao etarismo: https://aba.com.br/wp-content/uploads/2021/10/GuiaCombate-Etarismo-ABA1.pdf

Objetivos: Tornar conhecido o preconceito etário – contra
qualquer idade – e dar visibilidade à exclusão social e perda de qualidade de vida gerada por ele. Fomentamos a busca por formas de desconstruir o preconceito etário e mudar esta realidade no Brasil.

Contato: linkedin.com/in/marilia-vieira-sanches-2b478b35

EUA

IHI - Institute for
Healthcare Improvement

Organização Internacional

Objetivo institucional: No âmbito da América Latina está desenvolvendo ações com as partes interessadas do setor de saúde, incluindo estudantes a líderes seniores, para promover melhorias em segurança e qualidade para lidar com as lacunas de saúde e cuidados de saúde existentes

Cidade: Boston

Site: http://www.ihi.org/

Contato: info@ihi.org

http://www.ihi.org/about/Pages/IHISeniorFellows.aspx

John A. Hartford Foundation

Organização Internacional

Objetivo institucional: Dedicada a melhorar o atendimento a idosos e Inovações e financiamento de especialistas no atendimento a idosos.

Cidade: New York

Site: https://www.johnahartford.org/

Contato: https://www.johnahartford.org/contact/

https://www.johnahartford.org/about/staff

Brasil

Portal do Envelhecimento

Empresa de negócio social

Portal de informações qualificadas sobre a velhice e o envelhecimento, que se propõe a construir a “Cultura da Longevidade”, divulgando estudos, entrevistas, sugestões de vídeos, livros, eventos e diferentes assuntos afins.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Abordagens sobre o idadismo e como enfrentá-lo, destacando-se uma websérie que aborda a construção de um olhar positivo acerca do envelhecimento; intergeracionalidades; violências; cidadania; direitos; blogs, com destaque para um artigo sobre o idadismo e suas repercussões psicológicas.

Objetivo institucional: Transferir informações qualificadas sobre a velhice e o envelhecimento, possibilitando o acesso democrático ao conhecimento sobre a velhice, com o lema Rede de Comunicação e Solidariedade.

Cidade: São Paulo

Site: https://www.portaldoenvelhecimento.com.br/

Contato: contato@portaldoenvelhecimento.com.br | +55 (11) 2579-9697

Beltrina Côrte

Ativen Inovação e Longevidade

Empresa de aceleração de startup

Consultoria formada por equipe multidisciplinar voltada ao apoio de negócios inovadores com soluções tecnológicas para os desafios do envelhecimento.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Artigos em temas variados, com destaque para preconceitos nas organizações e como eliminá-los; participação na idealização de uma campanha nacional de combate ao idadismo, que dispõe de vídeos, publicações, entrevistas, podcasts e outras produções afins.

Objetivo institucional: Apoiar negócios inovadores com soluções tecnológicas para os desafios do envelhecimento

Cidade: São Paulo

Site: https://www.ativen.com.br/

Contato: egidiodr@gmail.com

Egídio Dorea

Aptare

Portal e revista temática

Portal de referência dedicado a publicações e projetos voltados para a longevidade, onde podem ser encontradas as edições da Revista Aptare e projetos afins.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Publicações e projetos que fortalecem a dignidade das pessoas idosas, com destaque para uma edição da revista que aborda temas relacionados à pandemia de COVID-19, dentre eles o escancaramento do idadismo.

Objetivo institucional: Publicação do ramo do envelhecimento, com “informação sobre geriatria e gerontologia na forma de entrevistas, reportagens e artigos médicos para profissionais das mais diversas especialidades. Seu rigor científico é garantido por editores clínicos e um conselho editorial formado pelos principais especialistas em envelhecimento do Brasil.”

Cidade: São Paulo

Site: https://www.aptare360.com.br/

Contato: lilian@dinamoeditora.com.br

Lilian Liang

Movimento Longevidade Brasil (MLB)

Portal eletrônico

Criado para promover o diálogo entre a sociedade e o poder público para discussão, compartilhamento de conhecimento e desenvolvimento de iniciativas na busca de caminhos para a revolução da longevidade em suas dimensões econômica, social, política e cultural, com o objetivo de promover o envelhecimento ativo, priorizando a autonomia e a independência, melhor qualidade de vida, socialização das pessoas idosas e integração intergeracional.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Ações que promovem debates sobre cidadania da pessoa idosa e projetos de impacto social, com destaque para um fórum anual.

Objetivo institucional: Construir ambiente colaborativo para compartilhar conhecimento e conectar pessoas e instituições com propósito de promover o desenvolvimento de iniciativas de envelhecimento que geram impacto social, contribuindo para que a sociedade brasileira priorize longevidade com autonomia e independência, melhor qualidade de vida, socialização dos idosos e integração intergeracional.

Cidade: Rio de Janeiro

Site: https://www.longevidadebrasil.org/

Contato: longevidadebrasil@gmail.com | 55(21) 99134-7915 

SESC

Serviço Social do Comércio

Entidade privada que tem como objetivo proporcionar o bem-estar e a qualidade de vida aos trabalhadores do comércio e sua família. Sua ação é fruto de um sólido projeto cultural e educativo criado em 1946.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Segmento de atuação voltado às pessoas idosas, com projetos culturais e educacionais, bem como ações que possibilitam um diálogo intergeracional contínuo; Revista Mais 60, desde 1988 comunica e compartilha ideias e conhecimentos, por meio de estudos sobre envelhecimento e assuntos conexos, dentre eles o idadismo na perspectiva da pessoa idosa.

Objetivo institucional: Proporcionar o bem-estar e a qualidade de vida aos trabalhadores deste setor e sua família. Uma das áreas de atuação é com o segmento etário idoso, para “dar visibilidade a esse grupo etário, dar conta da realidade presente e antecipar realidades futuras”, por meio do desenvolvimento de estudos e sistematização de ‘reflexões e práticas que possibilitem às propostas manter diálogo contínuo com seu público prioritário – os velhos – mas, também, com pessoas de outras faixas etárias. Esta interlocução objetiva ampliar o foco de atuação e discussão sobre a velhice para o processo de envelhecimento. Publicação da revista Mais 60: estudos sobre envelhecimento. Realização de encontros de investigação para refletir e evidenciar temas relevantes sobre o envelhecer, em parceria com universidades, órgãos públicos e outras instituições de pesquisa.’

Cidade: São Paulo

Site: https://www.sescsp.org.br/

Contato: Fale Conosco: https://www.sescsp.org.br/fale-conosco/

Longevinews

Portal eletrônico

Portal eletrônico com notícias de campanhas, eventos, iniciativas e matérias sobre os múltiplos aspectos associados à longevidade, com abordagem de questões regionais e de interesse nacional e internacional.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Matérias que abordam temas relevantes como o combate ao idadismo, com destaque para a soma dos esforços entre um movimento originado em Portugal e um no Brasil.

Objetivo institucional: É um portal da Região Metropolitana de Campinas com conteúdo especializado sobre os múltiplos aspectos associados à longevidade, com abordagem de questões locais e de interesse nacional e internacional.

Cidade: Região Metropolitana de Campinas

Site: https://longevinews.com.br/

Contato: https://longevinews.com.br/contact/

José Pedro Soares Martins e Paulo Cesar Nascimento

Novamaturidade

Blog

Une jornalismo e gerontologia, propondo-se a desmistificar o envelhecimento e a fortalecer a temática, estimulando o debate e destacando iniciativas, projetos, campanhas e estudos sobre envelhecimento e longevidade.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Divulgação de iniciativas e projetos referentes ao idadismo, como o lançamento do Relatório Mundial sobre o Idadismo, publicado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Objetivo institucional: Unir jornalismo e gerontologia, o estudo dos aspectos biológicos, psicológicos e sociais do envelhecimento, tem sido a missão desde a retomada no ano passado, algo que poderia ser definido como gerontojornalismo ou jornalismo gerontológico. O objetivo é trazer para o debate temas importantes para uma população que envelhece, claro com desafios, mas principalmente com oportunidades para um envelhecimento ativo com saúde, proteção, participação social e a certeza de continuar aprendendo ao longo da vida.

Cidade: São Paulo

Site: https://www.novamaturidade.com.br/

Contato: katia@novamaturidade.com.br

Katia Brito

Longevida

Consultoria na área do envelhecimento

Empresa de consultoria na área do envelhecimento que atua de modo a valorizar e promover a cidadania da pessoa idosa, por meio de serviços para formulação, desenvolvimento e realização de programas, projetos, pesquisas, capacitações e treinamentos.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Ações de cidadania e enfrentamento do idadismo, com destaque para  um glossário coletivo e eventos, como a websérie “Idadismo: Entre Imaginários e a Vida Vivida”, que fazem parte de uma campanha de enfrentamento do idadismo.

Objetivo institucional: Atua junto a órgãos públicos, terceiro setor e universidades na área do envelhecimento humano tendo como missão valorizar e promover a cidadania da pessoa idosa. Serviços para formulação, desenvolvimento e realização de programas, projetos, pesquisas, capacitações e treinamentos.

Cidade: São Paulo

Site: https://www.longevida.ong.br/

Contato: contato@longevida.ong.br | sandra@longevida.ong.br

Sandra Gomes

Plena Gente +

Revista virtual

Revista virtual que se propõe a discutir o envelhecimento de maneira ampla, diversa e inclusiva, mudando a forma com a qual a mídia, as empresas, a publicidade e toda a sociedade lidam com a velhice. Busca apresentar possibilidades que criem interação entre gerações, considerando pessoas jovens, idosas, grupos e associações afins.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Artigos em diferentes categorias, como gerontologia, direitos e educação; notícias e divulgação de campanhas de combate ao idadismo, com destaque para temas como pessoas idosas influenciadoras digitais, movimento que luta por qualidade de vida e contra o idadismo; vídeos em temas relevantes, como uma reflexão inteligente e criativa sobre a velhice.

Objetivo institucional: Informar e discutir com pessoas de todas as faixas etárias sobre o velhice e longevidade de maneira ampla, diversa e inclusiva, tratando de comportamentos, trabalho, educação etc com pessoas idosas e com quem convive com elas.

Cidade: São Paulo

Site: https://portalplena.com/

Contato: ana.vargas@portalplena.com.br

Fundador: Wanderley Parizotto

Editora: Ana Claudia Vargas

Longevida

Consultoria na área do envelhecimento

Empresa de consultoria na área do envelhecimento que atua de modo a valorizar e promover a cidadania da pessoa idosa, por meio de serviços para formulação, desenvolvimento e realização de programas, projetos, pesquisas, capacitações e treinamentos.

Envelhecimento, velhice e anti-idadismo: Ações de cidadania e enfrentamento do idadismo, com destaque para  um glossário coletivo e eventos, como a websérie “Idadismo: Entre Imaginários e a Vida Vivida”, que fazem parte de uma campanha de enfrentamento do idadismo.

Objetivo institucional: Atua junto a órgãos públicos, terceiro setor e universidades na área do envelhecimento humano tendo como missão valorizar e promover a cidadania da pessoa idosa. Serviços para formulação, desenvolvimento e realização de programas, projetos, pesquisas, capacitações e treinamentos.

Cidade: São Paulo

Site: https://www.longevida.ong.br/

Contato: contato@longevida.ong.br | sandra@longevida.ong.br

Sandra Gomes