ILC Brazil

Diretoria do ILC-BR

“Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam, eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis et quasi architecto beatae vitae dicta sunt explicabo. Nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit, sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt. Neque porro quisquam est, qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci velit, sed quia non numquam eius modi tempora incidunt ut labore et dolore magnam aliquam quaerat voluptatem. Ut enim ad minima veniam, quis nostrum exercitationem ullam corporis suscipit laboriosam, nisi ut aliquid ex ea commodi consequatur? Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem eum fugiat quo voluptas nulla pariatur?

Dr. Alexandre Kalache

Presidente do ILC-BR

O médico e gerontólogo Alexandre Kalache é presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil (International Longevity Centre Brazil – ILC-BR), bem como co-diretor da Age Friendly Foundation. É PhD em epidemiologia pela Universidade de Oxford, fundador da Unidade de Epidemiologia do Envelhecimento da Universidade de Londres e criador do primeiro mestrado em Promoção da Saúde da Europa. Além disso, Kalache dirigiu o Departamento de Envelhecimento e Curso de Vida da Organização Mundial da Saúde (OMS). Nesse período concebeu e publicou, em 2002, o Marco Político do Envelhecimento Ativo e, posteriormente a iniciativa Cidades Amigas do Idoso em 2005. Como resultado os dois referenciais são conhecidos e aplicados mundialmente. Para saber mais sobre Alexandre Kalache clique aqui.

Karla C. Giacomin

Vice-Presidente e
Diretora Técnica

Médica, Geriatra titulada pela SBGG. Especialista em Geriatria e Gerontologia pela Universidade Louis Pasteur (Strasbourg). Mestrado em Saúde Públicas pelo Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG. Doutorado em Ciências da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz – Instituto René Rachou. Professora de Antropologia Médica e de Políticas Públicas para o envelhecimento em curso de pós-graduação. Desenvolve pesquisas nas áreas de Antropologia Médica, Funcionalidade e Cuidado. Integra a equipe de pesquisadores do ELSI-Brasil, Estudo Longitudinal de Saúde da Pessoa Idosa. Atua na coordenação de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa de Belo Horizonte. Possui o Know-how e expertise em Sistemas de Saúde Amigáveis do Idoso e é Consultora para organização Mundial de saúde na área de políticas para envelhecimento.

Michelle Q. Coelho

Diretora de Desenvolvimento Institucional

Administradora, Pós-Graduada em Gestão Estratégica de Marketing e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais; Formação no PDD – Programa de Desenvolvimento de Dirigentes da Fundação Dom Cabral; Sócia e Diretora da Trilha, empresa fundada em 2013, atuando como consultora em projetos na área de sustentabilidade e responsabilidade social com diversas organizações públicas, privadas e não-governamentais. Professora universitária há mais de 17 anos com atuação em diversos programas de pós-graduação e MBA; Como professora associada da Fundação Dom Cabral, além de docente, integra a equipe da Diretoria de Parcerias e coordena o projeto FDC Longevidade. Fundadora e Presidente da Rede Longevidade, uma organização da sociedade civil que promove a educação em longevidade para indivíduos e organizações. Coordena mais de 10 projetos que alcançam milhares de pessoas através de soluções educacionais em longevidade. Possui diversos artigos publicados em congressos e revistas especializadas no Brasil e no exterior.

Elisa Monteiro

Diretora Administrativa

Administradora de empresas, com especialização em Geriatria e Gerontologia pela UERJ, duas décadas de trabalho no setor privado, na gestão de recursos humanos, de processos administrativos e de produção, dessa maneira aplica esse conhecimento hoje na área do envelhecimento. Trabalhou em Indústria e foi responsável pelo redesenho dos processos de produção, gestão administrativa e financeira. Posteriormente, na Petrobras atuou como responsável por projetos de remapeamento de processos, administração de recursos humanos, apuração e divulgação dos indicadores de gestão, organização e condução de reuniões de avaliação e controle; adequação da força de trabalho, gestão do desempenho, planejamento de custo de pessoal e frequência, entre outros.


• Ana Amélia Camarano
• Claudia Burlá
• Fernanda Chauvière do Carmo • Ina Voelcker
• Inês Rioto (Conselheira Fiscal)
• João Magno Coutinho de Souza Dias Filho

• Laura Maria Mello Machado
• Ligia Auxiliadora de Oliveira Py (Conselheira Fiscal)
• Luiza Fernandes Machado Maia
• Marília Cristina Prado Louvison
• Renato Peixoto Veras
• Rosana Gonçalves de Rosa