ILC Brazil

Cultura do Cuidado - I Fórum Internacional da Longevidade

O primeiro Fórum Internacional da Longevidade foi realizado nos dias 16 e 17 de outubro, no Rio de Janeiro, em iniciativa conjunta do Centro Internacional de Longevidade (International Longevity Centre Brazil – ILC-BR) e da WDA (World Demographic Association – a Associação Demográfica Mundial),  em cooperação com Bradesco Seguros, Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (CEPE) e Universidade do Seguro (UniverSeg).

Neste evento, um grupo de profissionais e instituições, composto por algumas das maiores autoridades no campo do envelhecimento  – internacionais e nacionais -, representando a sociedade civil, a Academia, organizações intergovernamentais e o setor privado, propôs e pactuou a “Declaração do Rio de Janeiro – Muito Além de Prevenção e Tratamento: Desenvolvendo uma Cultura do Cuidado”, como produto final do Fórum.

A Declaração do Rio destaca a necessidade do estabelecimento de uma cultura de cuidado do idoso que seja inclusiva, focada na pessoa e firmemente fundada nos direitos humanos. O documento recomenda uma nova perspectiva que leve em conta as dimensões de gênero para as políticas do cuidado e para a sociedade. Indica, ainda, a observância das metas para o cuidado constantes da Agenda das Nações Unidas para o Desenvolvimento pós-2015.

Grande ênfase é atribuída pela Declaração do Rio à amplitude do sistema de cuidado, para que se estenda da promoção da saúde até o fim de vida, caracterizando-se por: comunicação, continuidade, coordenação, larga abrangência e vínculos comunitários. A Declaração do Rio encoraja ações especificamente concernentes ao respeito aos direitos da pessoa idosa; aos serviços; planejamento e prestação do cuidado; educação e treinamento e aos ambientes amigáveis ao idoso, de modo que se implante uma cultura do cuidado.
 
Para baixar a Declaração do Rio acesse nossa página de publicações.
Acesse o Programa do Fórum.

Para deixar algum comentário ou tirar uma dúvida clique aqui.