ILC Brazil

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Cultura do Cuidado - I Fórum Internacional da Longevidade

O primeiro Fórum Internacional da Longevidade foi realizado nos dias 16 e 17 de outubro, no Rio de Janeiro, em iniciativa conjunta do Centro Internacional de Longevidade (International Longevity Centre Brazil – ILC-BR) e da WDA (World Demographic Association – a Associação Demográfica Mundial),  em cooperação com Bradesco Seguros, Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (CEPE) e Universidade do Seguro (UniverSeg).

Neste evento, um grupo de profissionais e instituições, composto por algumas das maiores autoridades no campo do envelhecimento  – internacionais e nacionais -, representando a sociedade civil, a Academia, organizações intergovernamentais e o setor privado, propôs e pactuou a “Declaração do Rio de Janeiro – Muito Além de Prevenção e Tratamento: Desenvolvendo uma Cultura do Cuidado”, como produto final do Fórum.

A Declaração do Rio destaca a necessidade do estabelecimento de uma cultura de cuidado do idoso que seja inclusiva, focada na pessoa e firmemente fundada nos direitos humanos. O documento recomenda uma nova perspectiva que leve em conta as dimensões de gênero para as políticas do cuidado e para a sociedade. Indica, ainda, a observância das metas para o cuidado constantes da Agenda das Nações Unidas para o Desenvolvimento pós-2015.

Grande ênfase é atribuída pela Declaração do Rio à amplitude do sistema de cuidado, para que se estenda da promoção da saúde até o fim de vida, caracterizando-se por: comunicação, continuidade, coordenação, larga abrangência e vínculos comunitários. A Declaração do Rio encoraja ações especificamente concernentes ao respeito aos direitos da pessoa idosa; aos serviços; planejamento e prestação do cuidado; educação e treinamento e aos ambientes amigáveis ao idoso, de modo que se implante uma cultura do cuidado.
 
Para baixar a Declaração do Rio acesse nossa página de publicações.
Acesse o Programa do Fórum.

Para deixar algum comentário ou tirar uma dúvida clique aqui.