ILC Brazil

Diálogo com Foco Especial da UICC: Cuidando de pacientes idosos com câncer durante a COVID-19

Cuidando de idosos com câncer durante a pademia

O Prof. Alexandre Kalache participou de um Webinar promovido pela União para o Controle Internacional do Câncer (UICC – Union for International Cancer Control), sobre os cuidados de pacientes idosos com câncer durante a pandemia da COVID-19.

O evento aconteceu no dia 29/06 e foi transmitido ao vivo no YouTube. Assista a seguir:

No atual contexto de pandemia, um grande desafio é equilibrar os riscos de exposição ao vírus com a descontinuidade ou subtratamento de possíveis problemas pré-existentes. Os idosos com câncer estão entre os grupos mais suscetíveis aos efeitos colaterais das medidas de bloqueio. Embora tais importantes medidas sejam destinadas a proteger da contaminação, também podem representar um fardo para o bem-estar mental da população idosa isolada.

Dessa maneira, a conjuntura atual é somada aos riscos já existentes relacionados ao câncer e ao envelhecimento. No entanto, a situação não é tão simples, existem questões clínicas e éticas sensíveis em jogo. Assim, é importante garantir que a resposta à pandemia não reforce a desigualdade na área de saúde, alocando suas despesas na população mais idosa. Com as desigualdades relacionadas à idade já difundidas nos sistemas de saúde pré-pandêmicos de muitos países, há um imperativo ético de que decisões médicas, de saúde pública e restrições sociais introduzidas em resposta ao COVID-19 de fato atendam às necessidades do idoso.

Esse Diálogo com Foco Especial reuniu profissionais preocupados com câncer e envelhecimento, além de representantes de pacientes com câncer. Foram abordados dilemas enfrentados pela saúde pública e políticas clínicas, visando preservar altos padrões de atendimento e tratamento para pacientes idosos com câncer durante a pandemia. Além disso, analisou-se as lições que devem ser aprendidas para melhorar a capacidade de resposta dos sistemas de saúde às futuras necessidades dos idosos.

Para deixar algum comentário ou tirar uma dúvida clique aqui.